Modo Noturno:

10 Filmes Sobre Fake News

Os dez filmes abaixo começam a dar uma ideia da profundidade e da gravidade das fake news nas nossas sociedades.

1. Mera Coincidência (1997)

HBO Max · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nessa cult sátira, um spin doctor (Robert de Niro) contrata um produtor de Hollywood (Dustin Hoffman) para criar uma guerra de mentira, afastando a atenção da mídia e do público do recente escândalo sexual no qual o presidente dos EUA se envolveu. O título original do filme (“Wag the Dog”, que significa algo como “balançar o cachorro”) vem de uma anedota que faz referência à manipulação do povo pelos políticos, quando deveria ser o contrário:

– Por que o cachorro balança o rabo?
– Porque senão o rabo balançaria o cachorro.

2. O Abutre (2014)

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Lou Bloom (Jake Gyllenhaal) vive de pequenos delitos nas ruas de Los Angeles, mas encontra sua verdadeira “vocação” quando presencia uma equipe de cinegrafistas filmando um acidente de trânsito de forma invasiva e sensacionalista. Desprovido de qualquer senso de empatia, Lou faz sucesso nesse meio por estar sempre disposto a explorar os piores momentos das vidas de desconhecidos para prover imagens chocantes para o noticiário “mundo cão”. Não demora muito até ele mesmo começar a manipular as cenas de crime para aumentar o impacto dos seus vídeos.

3. A Sombra de Stalin (2019)

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nos anos 1930, o jornalista galês Gareth Jones tem uma longa jornada pela União Soviética, durante a qual ele descobre o lado sombrio do regime de Stalin. Porém, depois que publica suas descobertas na imprensa ocidental, ele passa a ser alvo de jornalistas apoiadores do regime. Na ânsia de apoiar o “chefe supremo”, esses jornalistas estavam dispostos a justificar suas ações e a defender as mentiras do governo. Crítica completa aqui.

4. Brexit (2019)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Em Brexit, Benedict Cumberbatch interpreta Dominic Cummings, o excêntrico estrategista político que coordenou parte da campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia (o chamado Brexit) durante o referendo de 2016. O filme mostra como ele foi um dos pioneiros no uso de dados pessoais e microdirecionamento para manipular a opinião pública e influenciar uma parte do eleitorado que já não era alcançada pelos métodos convencionais de campanha.

5. Privacidade Hackeada (2019)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Um outro grupo de defensores do Brexit utilizou os serviços digitais da Cambridge Analytica para influenciar o eleitorado. No documentário Privacidade Hackeada, uma ex-funcionária da empresa revela como eles influenciaram não apenas o referendo britânico de 2016 mas também as campanhas eleitorais de vários países, como EUA e Trindade e Tobago. Crítica completa aqui.

6. Depois da Verdade: Desinformação e o Custo das Fake News (2020)

HBO Max · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O documentário Depois da Verdade: Desinformação e o Custo das Fake News faz um rápido apanhado de algumas das principais fake news que atingiram os EUA nos últimos anos. As entrevistas com jornalistas, especialistas e até propagadores de notícias falsas ajudam a entender melhor os mecanismos envolvidos no uso dessas técnicas de manipulação. Mesmo com uma abordagem inteiramente técnica, o filme ainda consegue mostrar os impactos das mentiras e teorias da conspiração sobre o mundo real e sobre as vidas de pessoas reais. Crítica completa aqui.

7. Rede de Ódio (2020)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O inseguro e inescrupuloso estudante Tomasz (Maciej Musialowski) está em um momento difícil de sua vida, mas encontra na manipulação de redes sociais a atividade perfeita para manifestar suas obsessões e ressentimentos. Depois que é contratado por uma agência para publicar fake news, ele chega a manipular os dois lados de uma disputa eleitoral para atingir seus objetivos pessoais. Crítica completa aqui.

8. Agentes do Caos (2020)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Agentes do Caos é um documentário de duas partes que vai fundo no que se sabe sobre a interferência russa na eleição presidencial americana de 2016. Ao longo das quatro horas de duração, o documentarista Alex Gibney explora os antecedentes e repassa os acontecimentos daquele ano, sempre com a ajuda de entrevistados que participaram da história. Investigadores privados, ex-funcionários do governo e até alguns dos investigados dão seus pontos de vista (e são confrontados) sobre o polêmico caso. Crítica completa aqui.

9. A Arma Perfeita (2020)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Dentre os ataques cibernéticos levantados pelo documentário A Arma Perfeita está o uso de fake news para confundir a sociedade e instaurar o caos no debate público. Uma das técnicas utilizadas para isso foi uma campanha de desinformação que visava diminuir a confiança do público no processo eleitoral dos EUA, dividindo ainda mais o eleitorado e incitando comportamentos cada vez mais radicais. Crítica completa aqui.

10. Mank (2020)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Um dos acontecimentos que levam o roteirista Herman J. Mankiewicz (Gary Oldman) a escrever Cidadão Kane é o uso de mentiras e técnicas de manipulação por parte de executivos de Hollywood. Com o intuito de manipular uma eleição, eles produzem vídeos falsos com atores dando “depoimentos” como se os personagens fossem pessoas reais. Crítica completa aqui.