10 filmes para quem gostou de Succession


A série Succession está chegando ao fim, mas há outras histórias bem semelhantes sobre a combinação de negócios de alto risco e dramas familiares. Assim como a série, as produções listadas abaixo se inspiram em eventos ou em famílias reais para costurar suas tramas. Confira então os 10 filmes para quem gostou de Succession!

1. Um Domingo Qualquer (1999)

any given sunday

HBO Max · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Para começar, temos aqui um improvável filme sobre esportes. Em Um Domingo Qualquer, o técnico de futebol americano Tony D’Amato (Al Pacino) enfrenta não apenas o prospecto de uma aposentadoria quase forçada, mas também as pressões vindas de vários lados. Enquanto ele tenta montar uma equipe vencedora, tanto a proprietária do time, a herdeira Christina Pagniacci (Cameron Diaz), quanto alguns dos seus astros estão mais preocupados com os aspectos financeiros do jogo.

2. Sangue Negro (2007)

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Lembrando um pouco o estilo do Logan Roy (Brian Cox) de Succession, Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis) é um garimpeiro duro e embrutecido que não possui amigos e acredita apenas no poder do dinheiro, se tornando uma manifestação humana da pura ganância, do puro egoísmo e da pura misantropia. A única pessoa em quem ele confia é em si próprio, e nem seu único ente querido escapa de sua fúria irracional.

3.Conversa Truncada (2009)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Antes de criar Succession, o roteirista Jesse Armstrong trabalhou em vários filmes e séries de sucesso. Um desses filmes é Conversa Truncada, uma sátira política carregada do mesmo estilo de humor da aclamada série. As piadas são ácidas e os insultos são impiedosos nessa trama sobre política e diplomacia inspirada em eventos reais vindos diretos dos corredores do poder.

4. Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010)

wall street money never sleepsStar+ · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nessa continuação de Wall Street: Poder e Cobiça, o operador financeiro Gordon Gekko (Michael Douglas) termina de cumprir sua pena por fraude e tenta reestabelecer um relacionamento com sua filha, Winnie (Carey Mulligan). Porém, ele só consegue se aproximar com a ajuda de seu futuro genro, Jake Moore (Shia LaBeouf), um jovem e ambicioso investidor que quer aprender com o lendário Gekko. Dessa vez, a mistura de família com negócios torna as apostas ainda mais arriscadas para todos os envolvidos.

5. O Capital (2012)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nesse cínico olhar sobre o mundo financeiro global, o relativamente jovem executivo Marc Tourneuil (Gad Elmaleh) se torna o presidente provisório do maior banco francês. Porém, ao invés de se limitar ao seu papel simbólico, ele entra de cabeça no jogo de poder, ganância e trapaça, tendo que lidar com acionistas e diretores que mudam de ideia e querem sua cabeça.

6. A Negociação (2012)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Da mesma forma que negocia os ativos de sua empresa, o bilionário Robert Miller (Richard Gere) também tenta negociar afetos e problemas legais em sua vida pessoal. Sua esposa, sua filha, sua amante, seus parceiros de negócio – ele precisa negociar com todos ao seu redor para manter a vida e o império que construiu ao longo dos anos. Agora, a iminente descoberta de um esquema de fraude e uma morte acidental colocam todo esse frágil equilíbrio em risco.

7. O Ano Mais Violento (2014)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O honesto empresário Abel Morales (Oscar Isaac) tenta expandir seus negócios na Nova York de 1981, um dos anos mais violentos vistos pela cidade. Porém, além da criminalidade, ele também tem que lidar com pressões vindas de sua família, seus concorrentes, seus parceiros e da promotoria da cidade, levando-o até o limite de sua honestidade.

8. The Post: A Guerra Secreta (2017)

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Em 1971, a herdeira e proprietária do jornal The Washington Post, Katharine Graham (Meryl Streep), fica diante de uma decisão para a qual ela não foi preparada: publicar ou não documentos secretos do governo dos EUA sobre a Guerra do Vietnã. Enquanto o editor Ben Bradlee (Tom Hanks) a pressiona para dar a autorização (e correrem o risco de serem presos), ela precisa levar em conta diversos fatores, como seu patriotismo e suas relações de amizade com alguns dos envolvidos no escândalo, além da certeza de que o presidente Richard Nixon iria retaliar.

9. Entre Facas e Segredos (2019)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

A repentina morte do patriarca Harlan Thrombey (Christopher Plummer) deixa sua família tendo que lidar não apenas com uma investigação policial mas também com a possível perda do patrimônio do clã. Enquanto o detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) tenta identificar um possível assassino, a família tenta convencer a enfermeira Marta Cabrera (Ana de Armas) a abrir mão de todos os bens que Harlan deixou para ela em seu testamento.

10. Casa Gucci (2021)

house of gucciPrime Video · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Apesar de o fazer de forma cômica e exagerada, Casa Gucci conta a história de como a famosa família Gucci perdeu o controle do império da moda fundado por Guccio Gucci em 1921. A entrada da ambiciosa Patrizia Reggiani (Lady Gaga) na família, por meio do casamento com Maurizio Gucci (Adam Driver), dá início a uma série de eventos que desestabiliza ainda mais a excêntrica família e culmina em traições, mentiras, prisões e um chocante assassinato.

Bônus: Séries para quem gostou de Succession

O filme Conversa Truncada é baseado na série britânica The Thick of It, que também teve Jesse Armstrong como um de seus escritores. A trama terminou em sua quarta temporada em 2012, mas teve uma espécie de continuação em Veep, comédia americana lançada pela HBO. Todas essas produções foram capitaneadas pelo satirista Armando Ianucci, que também é o responsável por produções como A Morte de Stalin e Avenue 5.

Succession também lembra séries de comédia como Black Monday e Silicon Valley, apesar dessas séries forcarem em grupos de amigos ao invés de familiares tendo que lidar com finanças e grandes quantidades de dinheiro. O aspecto familiar está mais presente na série O Urso, na qual um aclamado chef de cozinha passa a gerenciar o pequeno restaurante da família depois da morte do irmão.

Sobre o tema sucessão, vale a pena conferir séries como Yellowstone e The Crown, apesar de suas realidades estarem bem distantes da de Succession. Os fazendeiros de Yellowstone precisam lidar com grandes “tubarões” do mercado financeiro, mas na maioria das vezes eles estão na defensiva, se esforçando para não perder as preciosas terras da família.

Siga ou compartilhe: