20 Séries de Ação Protagonizadas por Mulheres
1. Xena: A Princesa Guerreira (1995 – 2001)
Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes
Não há muito o que explicar. O vídeo acima já fala bastante sobre Xena (Lucy Lawless), a princesa guerreira.
2. Buffy: A Caça-Vampiros (1997 – 2003)

Ao longo de suas sete temporadas, a caçadora (e, ocasionalmente, namoradora) de vampiros Buffy Summers (Sarah Michele Gellar) e seus amigos também enfrentaram demônios, bruxas, fantasmas, outras caçadoras, grupos militares, nerds malignos, um ex-namorado desprovido de alma e uma divindade muito mal-humorada. Ela também morreu algumas vezes e teve pelo menos uma grande ressurreição. Mais do que uma série, foi uma experiência.
3. Highlander: The Raven (1998 – 1999)
Aos 1200 anos de idade, a ladra imortal Amanda (Elizabeth Gracen) resolve mudar de vida e junta forças com o ex-policial Nick Wolfe (Paul Johansson) para resolver crimes enquanto tenta evitar que outros imortais cortem sua cabeça para absorver sua energia vital. Infelizmente, a série teve apenas uma temporada.
4. Dark Angel (2000 – 2002)
Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes
Max Guevara (Jessica Alba) ganha a vida como entregadora em um mundo pós-apocalíptico, mas o que poucos sabem é que ela também foi geneticamente projetada para se tornar um supersoldado a serviço do governo. Dez anos depois de escapar de uma instalação militar, ela passa a colaborar com o hacker Logan Cale (Michael Weatherly) para combater o crime e a corrupção na cidade.
5. Witchblade (2001 – 2002)
A vida da detetive Sara Pezzini (Yancy Butler) é alterada depois que ela é escolhida para ser a portadora de uma poderosa arma milenar, a Witchblade, que já foi utilizada por figuras históricas como Cleópatra e Joana d’Arc.
6. Alias: Codinome Perigo (2001 – 2006)

Sydney Bristow (Jennifer Garner) é uma agente dupla a serviço tanto da CIA quanto de uma organização de inteligência clandestina chamada SD-6. Sua marca registrada são os disfarces e as identidades que ela assume durante as missões, o que lhe garantiu um pequeno lugar no hall das personagens icônicas da cultura pop.
7. Birds of Prey (2002 – 2003)

Helena Kyle (Ashley Scott), também conhecida como a Caçadora, se junta a Barbara Gordon (Ashley Scott) e Dinah Lance (Rachel Skarsten) para combater o crime em Gotham City depois que o Homem-Morcego abandona a cidade.
8. Nikita (2010 – 2013)

A série Nikita faz uma nova leitura da personagem (originada do filme francês Nikita: Criada Para Matar), dessa vez interpretada por Maggie Q e focada em destruir a organização que a transformou em uma assassina profissional. Essa premissa diverge tanto do filme original quanto da série de 1997, La Femme Nikita, que teve cinco temporadas e deixou uma legião de fãs.
9. Orphan Black (2013 – 2017)

Depois que assume a identidade de uma mulher que é idêntica a si própria, a golpista Sarah Manning (Tatiana Maslany) se envolve em uma complexa trama e descobre ser apenas um dos clones de um grupo bem maior. Na companhia de suas “irmãs”, ela parte em busca da verdade e da origem da conspiração que as criou.
10. Supergirl (2015 – )

Kara Zor-El (Melissa Benoist) resolve seguir nos passos de seu primo Kal-El, o Superman, e usa seus poderes para ajudar a humanidade e para combater poderosos inimigos intergalácticos.
11. Jessica Jones (2015 – 2019)

Desbocada, mal-humorada e beberrona, a detetive particular Jessica Jones (Krysten Ritter) faz o máximo possível para evitar problemas e esconder seus superpoderes, mas o passado sempre dá um jeito de complicar sua vida e esgotar sua pouca paciência.
12. Agente Carter (2015 – 2016)

Depois dos eventos de Capitão América: O Primeiro Vingador, a agente Peggy Carter (Hayley Atwell) continua suas aventuras nos anos 1940, colaborando com Howard Stark (Dominic Cooper) e seu mordomo Edwin Jarvis (James D’Arcy) para evitar ameaças que surgem no pós-guerra.
13. Westworld (2016 – )

Westworld possui um grande conjunto de personagens, mas ao longo das temporadas são Dolores (Evan Rachel Wood) e Maeve (Thandie Newton) que se destacam na trama. Leia mais aqui.
14. Star Trek: Discovery (2017 – )

Humana criada por vulcanos, a oficial Michael Burnham (Sonequa Martin-Green) oferece novos e interessantes pontos de vista nessa série da franquia Star Trek, que vem caprichada na ação.
15. Killing Eve (2018 – )

O jogo de gato e rato entre a assassina Villanelle (Jodie Comer) e a analista de inteligência Eve Polastri (Sandra Oh) ganha tons de obsessão e romance nessa aclamada série. Leia mais aqui.
16. Watchmen (2019)

Já no primeiro episódio de Watchmen (2019) fica bem claro que Sister Night (Regina King) não está nem um pouco de brincadeira. Leia mais aqui.
17. Stumptown (2019 – )

A irresponsável e desajustada veterena do exército Dex Parios (Cobie Smulders) resolve se tornar detetive particular para retomar o controle de sua vida e para ajudar as pessoas que não podem contar com a polícia, o que pode ser bem problemático para a paz e tranquilidade da cidade de Portland.
18. Queen Sono (2020 – )

A agente secreta sul-africana Queen Sono (Pearl Thusi) precisa lidar com traumas do passado enquanto investiga esquemas de crime e terrorismo em diversas partes do continente africano.
19. Warrior Nun (2020 – )

Uma jovem volta à vida depois de receber um poderoso artefato que está há séculos em poder da Igreja Católica e é convocada para liderar um grupo de “freiras guerreiras”. Leia mais aqui.
20. Cursed: A Lenda do Lago (2020 – )

Em Cursed: A Lenda do Lago, a história do Rei Artur é recontada sob o ponto de vista de Nimue (Katherine Langford), a Dama do Lago. Leia mais aqui.
Menções Honrosas
Penny Dreadful (2014 – 2016)
Penny Dreadful não é necessariamente um série de ação, mas quando a protagonista Vanessa Ives (Eva Green) é possuída pelas forças da escuridão, as coisas podem ficar um pouco… intensas.
Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes
Into The Badlands (2015 – 2019)
A Viúva (Emily Beecham) pode não ser a protagonista da série de “kung-fu pós-apocalíptico” Into The Badlands, mas com certeza é uma das personagens mais marcantes. Entenda abaixo o porquê.
Prime Video · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes
The Witcher (2019 – )
Yennefer de Vengerberg (Anya Chalotra). Quem conhece sabe o porquê de ela estar aqui.
Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes










