Modo Noturno:

10 Vídeos Sobre a História do Cristianismo

Para a assistir a todos os vídeos em ordem, utilize a playlist História do Cristianismo.

1. A Epopeia de Gilgámesh (e como algumas histórias da Bíblia já existiam antes dela ser escrita)

As raízes da fé cristã estão no judaísmo, e as raízes do judaísmo estão na antiga religião mesopotâmica. Esse antigo conjunto de crenças inclui a Epopeia de Gilgamexe, personagem que pode ser considerado o primeiro “super-herói” da História da humanidade. Suas narrativas viriam a influenciar tanto o Antigo Testamento quento outras obras da antiguidade.

2. Javé e El – Deuses do Cristianismo

A consolidação do judaísmo também passou pela consolidação de duas divindades de origens distintas como um único Senhor.

3. A Origem Da Bíblia Hebraica / Antigo Testamento

A datação da Bíblia é outro ponto importante para entender o contexto da escrita de seus muitos livros e as raízes do cristianismo.

4. Império Romano e o Cristianismo

Uma vez que o cristianismo surgiu na periferia do Império Romano, seu início foi marcado pela perseguição por parte dos poderes estabelecidos. Porém, séculos depois, os cristãos deixariam de ser os perseguidos e se tornariam os perseguidores.

5. A Origem Do Bispo De Roma

O apóstolo Pedro realmente foi o primeiro Papa? A resposta para essa pergunta se mistura com os primórdios do cristianismo e da Igreja Católica.

6. A Origem Do Novo Testamento

O cristianismo começou a se espalhar de forma mais fácil quando as histórias transmitidas via tradição oral passaram a ser escritas em grego, o que começou a acontecer décadas depois dos eventos narrados.

7. Igreja Católica Na Idade Média

Depois da queda do Império Romano, a trajetória da Igreja Católica foi marcada por riqueza e poder. A partir de determinado ponto, os homens considerados servos e enviados de Deus usaram sua influência religiosa para acumular cada vez mais poder político e econômico. E quando essa influência foi questionada, a resposta foi violenta.

8. Reforma Protestante

Porém, a Igreja Católica ainda tinha membros que tentavam resgatar as raízes da doutrina cristã. Alguns deles deram início a um movimento que mudaria a trajetória da humanidade.

9. A Conspiração da Pólvora e o Cristianismo

Na Inglaterra do final do Século 16 e início do Século 17, os católicos eram considerados traidores da Coroa, já que a igreja oficial do país era a anglicana. Porém, os sacerdotes anglicanos ainda dependiam das versões da Bíblia traduzidas por Roma. Isso começaria a mudar em 1604, quando o Rei Jaime I da Inglaterra, envolto em uma rede de interesses políticos e clericais, encomendou uma nova tradução das escrituras sagradas, direto para o inglês. No ano seguinte, seu governo desbarataria a Conspiração da Pólvora, um plano que tinha como objetivo assassinar o monarca e substituí-lo por alguém mais simpático aos católicos. A Versão do Rei Jaime (ou King James Version) ficaria pronta em 1611 e se tornaria o livro mais publicado da História da língua inglesa.

10. Teologia Neopentecostal

A migração para o Novo Mundo deu origem a novos movimentos cristãos, resultando em novas igrejas e novas correntes de pensamento. Esses movimentos culminam no movimento conhecido como neopentecostalismo, que carrega consigo os resultados dos últimos séculos de evolução do cristianismo.

Bônus: Cristianismo ou cristianismos? Qual é a diferença?

Veja também:

Siga ou compartilhe: