WhatsApp Business: aprenda a utilizar essa ferramenta na sua empresa


O WhatsApp Business é uma ferramenta criada pelo próprio WhatsApp e desenvolvida especialmente para negócios.

Ela permite o atendimento ao cliente e o envio de notificações importantes de forma rápida e eficaz. Lançado em 2018, o aplicativo provou ser um grande sucesso. 

Isso porque a solução dá aos empreendedores a oportunidade de separar suas contas pessoais das contas corporativas, além de dar acesso a outros recursos para um melhor posicionamento e relacionamento da marca.

Continue lendo para conhecer tudo sobre como o WhatsApp Business funciona e as vantagens de tê-lo à disposição no atendimento ao consumidor.

Saiba o que é o WhatsApp Business

Se você possui um negócio, grande, médio ou pequeno, precisa estar ciente da importância de manter uma presença forte no WhatsApp, principalmente no que diz respeito ao relacionamento com o cliente.

Com o WhatsApp Business você pode alcançar os clientes com mais eficiência e confiança.

É possível ter vários contatos, criar chatbots e realizar integrações e automações muito bem-vindas para os mais diversos empreendimentos, desde a agência de intercâmbio em SP até escritórios corporativos e prestadores de serviço.

Além disso, os usuários são informados de que se trata de uma conta comercial e podem acessar informações úteis sobre o empreendimento direto no perfil, incluindo localização, setor, descrição, site e e-mail.

As funções e recursos do WhatsApp Business

Você certamente já conhece e usa a versão padrão do WhatsApp e deve estar se perguntando: o que muda na versão profissional? Pois saiba que diversas funções são aprimoradas e possibilitam ações mais efetivas de comunicação e marketing.

Acompanhe detalhes dos recursos que o WhatsApp Business oferece nos tópicos a seguir.

Perfil corporativo

A versão profissional do WhatsApp permite que você faça o perfil da sua empresa. Isso deixa claro para os usuários que se trata de agência de assessoria contábil que está falando com eles, por exemplo.

Tal recurso permite que você insira informações específicas como:

  • Logotipo;
  • Endereço;
  • Tipo de negócio;
  • Horário comercial.

Então, o app não apenas fornece informações úteis aos clientes, mas também ajuda as marcas a se profissionalizarem e despertarem confiança.

Rótulo para contatos

Manter-se organizado entre tantos contatos pode ser um pouco complicado. Com o WhatsApp Business você pode facilmente classificá-los com rótulos.

Isso permite agrupar e organizar clientes, facilitando a pesquisa e o desenvolvimento de estratégias de marketing e comunicação segmentadas.

Mensagem de boas-vindas automática

O WhatsApp Business cria mensagem de boas-vindas que os usuários recebem assim que iniciam uma conversa com a empresa ou após ficarem inativos por 14 dias.

Com mensagens instantâneas automatizadas, você pode introduzir os serviços e detalhes de drywall Belo Horizonte com mais efetividade e falar com novos clientes em potencial sem demora ou espera.

Isso proporciona ao estabelecimento, independentemente do segmento de atuação, mais credibilidade e promove uma boa primeira impressão, pela agilidade e cuidado nas respostas.

Mensagem de ausência temporária

Você pode enviar uma mensagem pessoal aos clientes que tentarem entrar em contato com sua empresa após o horário comercial.

Use esta ferramenta para elaborar mensagens personalizadas e deixar claro ao consumidor que irá enviar uma resposta em horário comercial. 

Tudo isso pode ser configurado para ficar ativo em intervalos selecionados pelo administrador da conta e auxilia na administração das conversas.

Estatísticas de acesso

O WhatsApp Business também oferece acesso a métricas relativas ao engajamento dos clientes.

Visualize estatísticas e análises sobre alcance da comunicação entre empreendedores e clientes.

Isso permite que você saiba, por exemplo, o número de mensagens realmente entregues e lidas.

Essa ferramenta é útil para conferir o sucesso de uma campanha de marketing, gerir o tráfego e avaliar a estratégia de comunicação do estabelecimento que vende lanche em Paraguaçu Paulista.

Pagamento pelo WhatsApp

O WhatsApp Pay facilita o envio e recebimento de dinheiro pelo aplicativo. Inclusive, o recurso funciona sem precisar instalar os aplicativos bancários tradicionais em seu telefone.

Essa ferramenta permite que os titulares de contas do WhatsApp Business enviem e recebam dinheiro pelo aplicativo, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

Contudo, se você deseja enviar ou receber dinheiro pelo WhatsApp Pay, o cartão deve estar cadastrado no Facebook Pay.

Observe que não serão cobradas taxas de transferência via WhatsApp ou Facebook, mas taxas de uso entre bancos podem ser aplicadas.

Os benefícios de usar o WhatsApp Business

O WhatsApp Business beneficia o seu negócio assim que disponibiliza funcionalidades como a inserção de catálogos de produtos e serviços.

Conheça mais profundamente os diferenciais de usá-lo como ferramenta de comunicação.

Melhor experiência do usuário

As marcas que visam o público-alvo que se comunica com frequência com o WhatsApp já estão à frente da concorrência quando se trata de atingir seus clientes nesse canal, criando uma relação mais próxima e efetiva.

Mas não se trata apenas de ter presença, você precisa ter cuidado para que seus usuários realmente tenham uma experiência otimizada nesse canal.

Nesse sentido, o WhatsApp Business leva em consideração o potencial de integração, automação e transferência humana.

Todos esses recursos promovem e melhoram a experiência do cliente junto a sua empresa, seja ela de peças para CNC ou uma consultoria de imagem pessoal. 

Isso facilita o acesso às marcas e permite atender o público de forma mais rápida, humanizada e eficaz.

Canal de comunicação único

Se você ainda não consegue fornecer serviços multiplataformas, centralizar as ligações e conversas no WhatsApp Business pode ser a melhor solução.

O app permite enviar mensagens, voz, imagens, vídeos, chamadas e efetuar comunicações diversas, escolhendo a melhor opção de acordo com a sua estratégia.

O foco é que é possível desenvolver um serviço exclusivo e centralizado que facilite a organização dos contatos da administração de condomínios, o que também proporciona uma resolução de problemas mais ágil, visto que todas as informações de contatos estarão nesse única ferramenta.

Links curtos

Você pode criar um link que orienta seus clientes a falar com você pelo WhatsApp e colocá-lo em seu site ou página de mídia social.

Isso funciona muito melhor do que adicionar números do WhatsApp na descrição do Facebook, por exemplo. Afinal, economiza o tempo dos seus clientes e também agiliza o processo de encaminhar e receber as mensagens. 

Afinal, os consumidores podem falar com você com apenas um clique.

Além disso, é claro, você pode agendar uma mensagem automática de boas-vindas para ser enviada a qualquer pessoa que entrar em contato com você por meio do link, o que torna a experiência ainda melhor.

Exibição de produtos

O WhatsApp Business também oferece áreas onde você pode apresentar produtos e serviços, facilitando a pesquisa de quem estiver interessado.

O catálogo economiza tempo porque você não precisa pesquisar fotos para enviar ou pesquisar preços de produtos na tabela toda vez que um cliente solicita, apenas encaminhando o link do mostruário.

Basicamente, o recurso funciona como uma vitrine virtual que coloca imagens e preços de produtos como os brinquedos para cachorros hiperativos a disposição dos clientes.

Comunicação otimizada

Com cerca de 2 bilhões de usuários frequentes, o WhatsApp é a ferramenta de comunicação mais utilizada no mundo.

Portanto, as empresas que contam com esse aplicativo têm mais chances de serem encontradas por seus clientes e, com isso, construir relacionamentos.

O potencial para reações e interações é enorme, principalmente porque tudo ocorre na palma da sua mão.

Proximidade

O diálogo em tempo real e o contato mais natural pelo aplicativo aproximam os clientes da fabricante de máquina de fazer gelo em cubo industrial preço, ou qualquer que seja o seu segmento de atuação.

Por fim, você pode prestar mais atenção às interações, tirar dúvidas, aumentar a satisfação e garantir a fidelização dos clientes.

Dicas para personalizar o atendimento pelo WhatsApp Business

São tantos recursos que é preciso se planejar bem e ter uma boa noção para usá-los com qualidade, melhorando o uso da ferramenta e os resultados proporcionados.

Confira nossas dicas para fornecer um atendimento altamente personalizado pelo app.

Envie bons conteúdos

O que as pessoas querem hoje é informação valiosa. Se você puder fornecer isso, é muito provável que os usuários continuem a ler o que você envia.

Por isso, a dica mais importante é montar um bom plano de conteúdo especificamente para essa plataforma.

Estude cuidadosamente seu público e concentre-se em fornecer o que é realmente relevante para esse nicho.

Responda rápido

Quando os clientes contactam uma marca pelo WhatsApp, esperam uma resposta rápida.

Se não, eles provavelmente ficarão frustrados e vão desistir de fazer negócios com você.

Isso ocorre porque os atrasos podem fazer com que o cliente em potencial se sinta mal atendido, principalmente considerando que essa é uma plataforma mais ágil e de fácil acesso.

Assim, com este novo canal de comunicação, é bom estar preparado para atender o público da melhor forma possível.

Caso tenha essa opção, forneça treinamento a membros da equipe para atuarem exclusivamente na plataforma.

Pense na linguagem

Esse é um nível de cautela necessário ao enviar mensagens, pois este o WhatsApp abre portas para um relacionamento mais próximo.

Se um cliente lhe der o número de celular e concordar em receber conteúdo ou mensagens, suponha que você esteja falando com um amigo. Aqui, a linguagem pode ser mais simples e informal, mas ainda deve se ater a escrita correta das palavras.

Fique atento à aceitação do espectador e construa sua própria personalidade na plataforma a partir desses feedbacks.

Faça um plano claro e realista

Se planeja distribuir conteúdo ou realizar uma campanha no WhatsApp Business, seja realista e escreva tudo com clareza no papel.

Essa tarefa geralmente é gerenciada por uma única pessoa, portanto, é uma boa ideia ter os pés no chão para usar o aplicativo.

Você não precisa ficar online 24 horas por dia só porque o WhatsApp não para. Escolha os períodos mais convenientes para a equipe.

Deixe isso claro para o cliente para que ele não exija atendimento em horários muito fora da realidade.

Conclusão

As tecnologias para se comunicar não param de evoluir. O WhatsApp Business é uma das adições mais relevantes nessa área nos últimos tempos e as funcionalidades e possibilidades explicadas neste texto mostram o porquê.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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