Golpes e Fake News: 7 Tecnologias utilizadas na manipulação
Novas ferramentas tecnológicas já estão há algum tempo criando novas oportunidades para golpistas e publicadores de notícias falsas, abrindo as portas para novos tipos de manipulação.
Uma das formas de se proteger contra essas ameaças é conhecendo as possibilidades que as tecnologias oferecem e sendo capaz de desconfiar de notícias e mensagens que parecem ser reais.
Confira abaixo algumas dessas tecnologias. Para assistir a todos os vídeos na ordem, utilize essa playlist.
1. Manipulação de Imagens
O famoso programa de manipulação de imagens Photoshop se tornou um sinônimo de imagens alteradas. Na maioria dos casos, as alterações são feitas para o uso em publicidade ou em outras aplicações válidas.
Porém, pessoas mal intencionadas também podem utilizar essa e outras ferramentas para criar imagens fictícias, alterando diversos tipos de detalhes e criando uma “cena” muito diferente das imagens originais.
No tutorial abaixo, veja como é possível combinar imagens e criar um cenário surreal para, por exemplo, uma campanha publicitária.
2. Mensagens com links maliciosos
Outras ferramentas utilizadas por golpistas são os links maliciosos. Em muitos casos, o link “problemático” encaminha para páginas falsas, nas quais o usuário pode informar seus dados, que serão coletados pelos criminosos.
Em outros casos, apenas o ato de clicar em um link já é o suficiente para que os atacantes coletem dados ou invadam seus dispositivos. Portanto, jamais clique em links suspeitos que você receber por email, SMS ou em mensagens diretas (chats) do Facebook, Instragram, Whatsapp ou outras plataformas.
No vídeo abaixo, veja como identificar um link suspeito.
3. Edição de Vídeos
Assim como as imagens estáticas podem ser manipuladas, os vídeos também podem ser editados e combinados para criar conteúdos que não são reais. Nesse ponto, a forma mais simples de manipulação é editar a fala de uma pessoa, para parecer que ela está dizendo uma coisa quando na realidade estava dizendo outra. Exemplos aqui e aqui.
No vídeo abaixo, confira divertidos exemplos de edição e manipulação de vídeos.
4. Edição de sons
Os sons também podem ser editados, dando aos golpistas a possibilidade de cortar palavras e alterar o sentido do que foi dito originalmente.
O vídeo abaixo mostra um tutorial de uma ferramenta de edição de som, mostrando como o software pode ser utilizado em uma aplicação benéfica. Porém, os mesmos recursos mostrados aqui podem ser utilizados com intenções mais maliciosas.
5. Deep Fake
Com as novas ferramentas de inteligência artificial, ficou possível realizar manipulações automáticas em vídeos e fotos. Um dos tipos mais conhecidos é o chamado deep fake, que produz vídeos nos quais o rosto e a voz de uma pessoa podem ser automaticamente substituídos pelo rosto e pela voz de outra.
Por exemplo, imagine que uma pessoa grave um vídeo dizendo “eu não gosto de chocolate”. Posteriormente, ela pode passar esse vídeo por uma ferramenta de deep fake e substituir o próprio rosto e a própria voz pelo o de um político ou um artista.
Dessa forma, a nova versão do vídeo deixará a impressão de foi o político ou o artista que disse a frase “eu não gosto de chocolate”. Veja mais exemplos no vídeo abaixo.
6. Imagens geradas artificialmente
As “fotos” acima do Papa Francisco utilizando uma jaqueta estilosa não são realmente fotos, mas sim imagens geradas por inteligência artificial. Tudo o que o autor teve que fazer foi dar um comando para uma ferramenta de geração de imagens (por exemplo, “faça uma foto do Papa Francisco utilizando uma jaqueta puffer estilosa”) e esperar o resultado em alguns segundos. Veja outros exemplos aqui e aqui.
Portanto, os manipuladores já nem precisam se dar ao trabalho de alterar imagens e vídeos com o Photoshop e ferramentas similares. No vídeo abaixo, a autora gerou uma versão fictícia de si própria para ilustrar o quão poderoso pode ser o uso dessas ferramentas.
7. Vozes geradas artificialmente
Mais recentemente, golpistas têm utilizado ferramentas de inteligência artificial para clonar as vozes de pessoas reais. Por exemplo, com apenas alguns minutos de gravação, os manipuladores podem utilizar a sua voz para dizer o que eles bem quiserem.
Conforme a reportagem abaixo mostra, esse método já está sendo utilizado em golpes.
Bônus:
Como reconhecer vídeos falsos nas redes sociais?
Como identificar imagens e vídeos manipulados
Como descobrir se um vídeo é fake ou real?
Veja também:
- Como criminosos ‘clonam pessoas’ com inteligência artificial
- Você não sabe, mas estes golpes usam IA para enganar você; aprenda a evitar
- Bandidos usam IA para sofisticar golpes no Rio: até Gabigol caiu