Modo Noturno:

Succession: Traição para Principiantes

* Contém SPOILERS da terceira temporada de Succession

O amor é qualquer coisa que você ainda pode trair. A traição só pode ocorrer se você ainda ama.
John Le Carré, Um Espião Perfeito

Desde o primeiro episódio da primeira temporada de Succession já estava claro que Tom Wambsgans (Matthew Macfadyen) queria se sentir parte da família Roy. Por seu comportamento, ficava subtendido que uma parte importante de seu relacionamento com Siobhan (Sarah Snook) era conquistar o respeito do pai dela. A escolha de um presente de aniversário para Logan (Brian Cox) parecia ser uma das decisões mais importantes que ele já tomou na vida. Com um simples presente, ele não apenas pretendia comunicar seu respeito por Logan, mas também se mostrar digno de respeito.

succession traição 3

O casamento com Shiv deveria ter sido a consolidação de seu status familiar. Porém, em uma família na qual até os filhos diretos do patriarca precisam lutar por sua atenção e aprovação, ser um novo integrante não quer dizer muita coisa. Além disso, a vida matrimonial estava longe de ser o conto de fadas que ele imaginou. Enquanto ele esperava tradicionais demonstrações de afeto e dedicação, foi ficando claro que os Roy não são muito bons em lidar com sentimentos e necessidades emocionais.

O desejo de Shiv de ter um “casamento aberto” está longe do que Tom esperava da relação. Isso chega a um ápice no último episódio da segunda temporada, quando ele passa a questionar abertamente a viabilidade daquele casamento. Além disso, em mais uma tentativa desesperada de se mostrar digno de respeito, ele simplesmente pega um pedaço de frango do prato de Logan e o come em sua frente. Obviamente, nem Logan nem ninguém mais sabe como interpretar o gesto.

A situação se agrava ao longo da terceira temporada, quando Tom está em seu momento mais inseguro e desesperador, tendo que lidar com a real possibilidade de ir para a prisão. Shiv, como sempre, segue negligenciando as necessidades emocionais do parceiro, sem realmente se compadecer de sua situação. No sétimo episódio, muitos espectadores concordaram quando Roman (Kieran Culkin) sugeriu que ela estava tranquila demais em relação a possível prisão do marido, como se isso fosse um alívio para ela.

succession traição 4

Cada vez mais, Tom foi percebendo que Shiv é uma péssima porta de entrada para a família. Além de não ser possível afirmar exatamente o quanto ela gosta dele, suas tentativas de se consolidar como a favorita do pai sempre dão errado. Felizmente, Tom já havia construído um ótimo (e abusivo) relacionamento com Greg Hirsh (Nicholas Braun), o sobrinho-neto de Logan que ainda está aprendendo a navegar naquela tóxica dinâmica familiar. Como Tom deixa claro ao contar a história de Esporo, seria muito mais interessante para ele empurrar a esposa escada abaixo e se casar com Greg.

O único problema é que a visão de Wambsgans pode não corresponder à realidade. Entre Shiv e Greg, as chances de traição são iguais. Ainda no quarto episódio da primeira temporada, Tom acredita que foi Shiv quem vazou para Gerri (J. Smith-Cameron) seus planos de revelar o escândalo dos cruzeiros, o que serviria para ele controlar a narrativa e se mostrar inocente. Porém, Greg havia sido o verdadeiro responsável, apesar de ter negado desesperadamente quando pressionado por Tom. Também foi Greg que manteve cópias de alguns dos documentos que Tom pretendia destruir, o que seria posteriormente utilizado como munição por Kendall (Jeremy Strong).

A terceira temporada de Succession termina com Tom dando mais um grande “presente” para Logan e deixando Shiv e os outros ao relento. Porém, mesmo se esse ato de traição o colocar no mesmo nível que os três irmãos, ele já deveria saber que isso não significa muito. Shiv, Kendall e Roman passaram as três últimas temporadas se revezando no favoritismo de Logan, e ainda assim acabaram completamente traídos não apenas pelo pai mas também pela mãe. Nada indica que ele se sairá muito melhor que os outros três.

No primeiro episódio da série, o presente escolhido por Tom foi um luxuoso relógio, que Logan descartou momentos depois quando precisava dar um “agrado” para os pais de um menino que foi humilhado por Roman. Não fica claro o que Tom pretende receber de volta por essa grande traição, mas provavelmente não será o que ele esperava.

Siga ou compartilhe: