Modo Noturno:

20 Filmes de Ação e Suspense Que Refletem Sobre a Violência

Enquanto muitos filmes de ação e suspense (assim como outros gêneros) utilizam a violência como fonte de entretenimento, não são muitos os que param para refletir sobre suas causas e consequências. Os vinte filmes abaixo refletem sobre a natureza violenta da humanidade e como ela se manifesta em diferentes situações.

1. Os Imperdoáveis (1992)

os imperdoaveis

HBO Max · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O jovem pistoleiro conhecido como Schofield Kid (Jaimz Woolvett) pretende se tornar tão lendário quanto o criminoso aposentado William Mundy (Clint Eastwood), e convida o ex-pistoleiro para um novo “trabalho”. No final da jornada, depois que Mundy lhe mostrou os aspectos mais crus e desagradáveis daquele estilo de vida, o Schofield Kid muda radicalmente de opinião.

2. Fargo: Uma Comédia de Erros (1996)

fargo

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Tudo o que Jerry Lundegaard (William H. Macy) quer é realizar o sonho americano. Porém, diante das negativas de seu sogro em ajudá-lo financeiramente, ele tem a péssima ideia de contratar dois perigosos criminosos para sequestrar sua própria esposa e ficar com a maior parte do dinheiro do resgate. O plano sai completamente de controle e os corpos começam a se acumular, colocando a policial grávida Marge Gunderson (Frances McDormand) no rastro dos criminosos.

3. Savior: A Última Guerra (1998)

savior a última guerra

Prime Video · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Guy (Dennis Quaid) é um ex-funcionário do governo americano que passa a trabalhar como mercenário para um dos lados da Guerra da Bósnia. Depois de passar por várias situações violentas que o deixam traumatizado, ele tenta a todo custo garantir a segurança da refugiada Vera (Nataša Ninković), que engravidou depois de ser violentada por soldados. Ao longo do caminho, Guy e Vera passam por mais situações traumatizantes e ficam frente à frente com o genocídio bósnio.

4. Marcas da Violência (2005)

marcas da violência

HBO Max · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Depois de reagir a um assalto em sua lanchonete e matar os dois bandidos, o tranquilo Tom Stall (Viggo Mortensen) passa a ser considerado um herói nacional. Isso chama a atenção do mafioso Carl Fogarty (Ed Harris), que passa a assediar Tom e sua família. Por mais que Tom negue, Carl afirma que o dedicado esposo e pai de dois filhos tem um passado criminoso e que eles têm negócios inacabados. A tensão vai se acumulando até o momento no qual um conflito violento esclarece a situação.

5. Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Em sua ingenuidade, o caçador Llewelyn Moss (Josh Brolin) acha que tirou a sorte grande quando encontra uma maleta de dinheiro em meio aos corpos de traficantes de drogas. Porém, os donos da maleta enviam o psicopata Anton Chigurh (Javier Bardem) para recuperar o dinheiro, resultando em uma onda de violência que tem o resultado mais previsível possível.

6. Guerra ao Terror (2008)

guerra ao terror

Prime Video · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O sargento William James (Jeremy Renner) trabalha desarmando bombas durante a Guerra do Iraque. Porém, o especialista em explosivos está mais interessado na adrenalina do serviço do que em sua própria segurança. Seus dois comandados, Sanborn (Anthony Mackie) e Eldidge (Brian Geraghty), precisam sobreviver às decisões temerárias do superior, que está sempre em busca de alguma desculpa para entrar em combate.

7. O Assassino em Mim (2010)

o assassino em mim

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Em uma pequena cidade americana dos anos 1950, o aparentemente exemplar policial Lou Ford (Casey Affleck) vai lentamente revelando seu lado sociopata conforme se entrega aos seus impulsos mais violentos. O filme traça um perfil perturbador de um assassino frio e manipulador, cujos ataques contra mulheres são marcados por uma brutalidade visceral e difícil de assistir.

8. Killer Joe: Matador de Aluguel (2011)

killer joe

Prime Video · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Assim como o protagonista de Fargo: Uma Comédia de Erros, Chris Smith (Emile Hirsch) toma uma decisão tão ruim quanto desesperada: encomendar o assassinato da própria mãe e usar o dinheiro do seguro de vida para pagar sua dívida com um traficante. Porém, o policial e matador de aluguel Joe (Matthew McConaughey) tem outros interesses e se mostra muito mais perigoso do que qualquer traficante. Quando Chris percebe o erro que cometeu, já é tarde demais.

9. O Homem da Máfia (2012)

o homem da máfia

Prime Video · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nessa mistura de suspense, drama e comédia, dois bandidos de inteligência questionável assaltam um jogo de cartas protegido pela máfia. Os chefões chamam então o “resolvedor de problemas” Jackie (Brad Pitt), que não encontra maiores dificuldades nem em identificar os culpados e nem em navegar a realidade cruel do mundo ao qual ele pertence.

10. Samurai X: O Filme (2012)

samurai x o filme

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Os cinco filmes da saga Samurai X contam a história de Kenshin Himura (Takeru Satoh), um ex-assassino que passa a usar sua espada para defender as pessoas que precisam de ajuda. Ao longo da história, ele tenta encontrar uma nova vontade de viver, já que a culpa por todas as vidas que ele tirou brutalmente pesam em sua consciência. Uma vez que não existe como ele realmente se perdoar, o que lhe resta é dedicar sua existência a causas nobres e pacifistas. Mais detalhes aqui.

11. Julho Sangrento (2014)

julho sangrento

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Em uma noite qualquer, o pai de família Dane (Michael C. Hall) acorda com um invasor em sua casa e mata o bandido. O que ele não esperava é que o pai do criminoso, Russel (Sam Shepard), passaria a persegui-lo e a ameaçar sua família. Porém, uma série de surpresas e reviravoltas coloca os dois homens no caminho de uma violência ainda mais perturbadora.

12. Ao Cair da Noite (2017)

HBO Max · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Uma doença altamente contagiosa se espalha pelo mundo, levando Paul (Joel Edgerton) e seus familiares a se isolarem em uma casa na floresta. O filme não é sobre a doença em si, mas sim sobre o medo e a paranoia que dominam os protagonistas, levando-os a se tornar a principal ameaça a eventuais visitantes e a eles próprios. Crítica completa aqui.

13. Você Nunca Esteve Realmente Aqui (2017)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

A violência marcou a vida de Joe (Joaquin Phoenix) e ela é sua principal aliada em seu trabalho como um tipo “especial” de investigador particular. Porém, um novo caso o confronta tanto com seu passado quanto com seus pensamentos suicidas, colocando-o frente à frente com novos níveis de violência.

14. Sicário: Dia do Soldado (2018)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Em Sicario: Terra de Ninguém, fica claro que o misterioso Alejandro (Benicio Del Toro) é um assassino impiedoso. Nessa continuação, o mito do assassino implacável é colocado em xeque, mostrando que a violência da vida real é muito mais impiedosa do que qualquer soldado altamente treinado. Crítica completa aqui.

15. The Nightingale (2018)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Depois que sua família é violentamente atacada por soldados ingleses, a jovem irlandesa Clare (Aisling Franciosi) cruza uma selva na Austrália colonial em busca de vingança. O que ela não esperava é que cometer atos de violência não é uma tarefa trivial, especialmente depois de presenciar os crimes que os colonizadores brancos cometem contra a população nativa. Comentário aqui.

16. Operação Fronteira (2019)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Cinco veteranos do exército dos EUA (interpretados por Ben Affleck, Oscar Isaac, Pedro Pascal, Charlie Hunnam e Garrett Hedlund) embarcam em um plano para roubar o dinheiro ilegal de um traficante de drogas sul-americano. Enfrentar os bandidos é a parte fácil; o difícil é superar os traumas de guerra que alguns deles carregam e que se tornam grandes problemas para o grupo. Crítica completa aqui.

17. Gangues de Londres (2019)

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Dois amigos de infância têm suas vidas e sua amizade seriamente afetadas pela rivalidade entre os bairros nos quais eles moram. Não se trata de traficantes de drogas ou de crime organizado, mas apenas jovens que usam a diferença entre códigos postais como desculpa para espancar e matar uns aos outros. Crítica completa aqui.

18. Bronx (2020)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Um grupo de elite da polícia age à revelia da lei e faz justiça com as próprias mãos nas ruas de uma cidade francesa. Porém, não demora muito até a violência sair completamente de controle, vitimando pessoas inocentes e tendo consequências imprevisíveis para todos os envolvidos. Crítica completa aqui.

19. Loucos Por Justiça (2020)

riders of justice

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

A morte de sua esposa em um acidente de trem exige que o militar dinamarquês Markus (Mads Mikkelsen) volte para casa para cuidar de sua filha. Porém, quando alguns analistas de dados lhe informam que o acidente foi causado intencionalmente por uma quadrilha criminosa, ele usa o desejo de vingança como um substituto para o processo de superação do luto.

20. A Sentinela (2021)

sentinelle2

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

A traumatizada militar francesa Klara (Olga Kurylenko) tem dificuldades para se adaptar ao seu novo posto, no qual precisa interagir com civis nas tranquilas ruas de sua cidade natal. Porém, depois que sua irmã sofre um ataque brutal, ela mais uma vez tem motivos para utilizar seu treinamento de forma altamente agressiva e letal. Crítica completa aqui.