10 Ótimos Filmes Sobre Ética na Política
1. Mera Coincidência (1997)

Nessa cult sátira, um spin doctor (Robert de Niro) contrata um produtor de Hollywood (Dustin Hoffman) para criar uma guerra de mentira, afastando a atenção da mídia e do público do recente escândalo sexual no qual o presidente dos EUA se envolveu. O título original do filme (“Wag the Dog”, que significa algo como “balançar o cachorro”) vem de uma anedota que faz referência à manipulação do povo pelos políticos, quando deveria ser o contrário:
– Por que o cachorro balança o rabo?
– Porque senão o rabo balançaria o cachorro.
2. Segredos do Poder (1998)

Inspirado em eventos que teriam ocorrido durante a campanha presidencial de Bill Clinton em 1992, Segredos do Poder mostra o funcionamento interno da campanha do Governador Jack Stanton (John Travolta) para se tornar o candidato do partido Democrata na eleição presidencial. O filme é contado sob o ponto de vista de Henry Burton (Adrian Lester), um jovem e idealista assessor político que é surpreendido pelo o quão longe seus patrões estão dispostos a ir para atingir a vitória.
3. Politicamente Incorreto (1998)

Desiludido com sua vida pessoal e com o estado do sistema político, o senador Jay Bulworth (Warren Beatty) faz um generoso seguro de vida (com sua filha como beneficiária) e contrata um assassino de aluguel para matar a si próprio. Com poucos dias de vida restantes, ele aproveita a oportunidade para ser absolutamente sincero com o povo que representa e com os empresários que o financiam. O resultado é uma das melhores comédias dramáticas sobre política já feitas.
4. Eleição (1999)

Alimentado por suas próprias frustrações e cansado da insaciável fome de poder de sua manipuladora e egocêntrica aluna Tracy Flick (Reese Witherspoon), o professor Jim McAllister (Matthew Broderick) passa a usar métodos escusos para evitar que ela vença a eleição para presidente do corpo estudantil. Essa comédia de humor negro mostra como mesmo uma eleição em uma escola de ensino médio pode trazer à tona o lado mais sombrio e antiético de todos os lados envolvidos.
5. Conversa Truncada (2009)

Conversa Truncada satiriza a interação entre autoridades americanas e britânicas no complicado processo de aprovação da Guerra do Iraque. O incessante fluxo de mentiras e desinformação é pontuado por alguns dos xingamentos mais criativos e elaborados já produzidos na língua inglesa, o que é uma marca registrada do diretor Armando Iannucci.
6. Tudo Pelo Poder (2011)

Um jovem coordenador de campanha (Ryan Gosling) para um exemplar senador (George Clooney, que também dirige e co-escreve) que está concorrendo à presidência se envolve em uma trama de mentiras e traições quando descobre alguns segredos de seu candidato perfeito e passa a ser sondado pela oposição.
7. O Exercício do Poder (2011)

Bertrand Saint-Jean (Olivier Gourmet) é um Ministro dos Transportes da França que precisa implementar um ousado plano de privatizações, mesmo sendo contra essas medidas. Dividido entre defender suas posições e avançar a própria carreira, ele deve fazer uma série de escolhas éticas enquanto tenta conciliar sua vida familiar, seus deveres como membro do governo, a opinião pública e suas ambições pessoais.
8. Armas na Mesa (2016)
Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes
Elizabeth Sloane (Jessica Chastain) é uma inescrupulosa lobista que muda de lado e passa a trabalhar contra a indústria armamentista dos EUA. A indústria está tentando evitar a aprovação de uma lei que amplia as verificações de antecedentes durante a compra de armas de fogo, mas tem que lidar com a implacável Sloane e os métodos que ela usava quando trabalhava para eles. O filme se junta a outras ótimas produções sobre a prática do lobismo, como Obrigado Por Fumar e O Super Lobista. Crítica completa aqui.
9. Norman: Confie em Mim (2016)

Norman Oppenheimer (Richard Gere) é um carente e solícito “operador” na cidade de Nova York. Sua vida se complica quando seu gesto de presentear um político israelense com um par de sapatos é interpretado como uma troca de favores e ele se torna uma pessoa de interesse em uma investigação por corrupção. O filme explora a incompatibilidade entre o rigor ético esperado de ocupantes de cargos públicos e a cultura da pessoalidade comum tanto entre brasileiros quanto entre judeus de Israel e dos EUA. Veja a crítica completa com mais detalhes aqui.
10. Vice (2018)
Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes
Vice relata a trajetória política de Dick Chenney (Christian Bale), um ex-vice-presidente dos EUA que, em determinado ponto da década passada, se tornou a pessoa mais poderosa do mundo. Os esquemas e manobras jurídicas que ele e seus apoiadores montaram para atingir esse status são resquícios do tempo de reis absolutistas, que exerciam um poder sem o contrapeso de outros ramos governamentais e sem a participação popular. Crítica completa aqui.
Veja também os 10 Ótimos Filmes Sobre Ética e Negócios.









