Modo Noturno:

10 Filmes Sobre Eleições

1. Promessas de um Cara de Pau (2008)

Looke · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O desocupado Bud (Kevin Costner) não está nem aí para política e mal consegue lidar com a responsabilidade de criar sua filha Molly (Madeline Carroll). Mas de repente ele se vê em uma situação surreal: uma incrível combinação de fatores faz com que o voto dele seja decisivo para as eleições presidenciais dos EUA. Com o poder de decidir quem será o próximo presidente do país, ele tem que lidar não apenas com a atenção da mídia e dos candidatos (que fazem de tudo para conquistar seu apoio), mas também com a pressão que a filha coloca sobre ele.

2. Os Candidatos (2012)

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nessa comédia de besteirol, os candidatos a deputado Cam Brady (Will Ferrell) e Marty Huggins (Zach Galifianakis) se deixam levar pela competitividade e perdem completamente o controle da situação. A partir de determinado ponto, não há mais nada sagrado para nenhum dos dois e eles partem para um hilário vale-tudo. Isso dura até eles perceberem que estão sendo manipulados por empresários cheios de grana e de segundas intenções.

3. O Candidato Honesto (2014)

Telecine Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O político João Ernesto (Leandro Hassum) é o favorito no segundo turno e está prestes a ser eleito Presidente da República, mas um pedido feito pela sua vó se manifesta e o candidato simplesmente perde a capacidade de mentir. A confusão (e a comédia) toma conta e seu futuro político se torna muito incerto. Recentemente, um remake de O Candidato Honesto foi lançado na Coreia do Sul.

4. Especialista em Crise (2015)

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Inspirado na eleição de 2002 na Bolívia, o filme conta a história sob o ponto de vista da consultora política Jane Bodine (Sandra Bullock), que vê na eleição uma nova chance de recuperar sua vida profissional. Sem limites e sem escrúpulos, ela bate de frente com o consultor político responsável pela campanha da oposição, Pat Candy (Billy Bob Thornton). Os dois consultores norte-americanos usam todas as artimanhas possíveis para definirem o futuro do país sul-americano.

5. O Favorito (2018)

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Em 1988, Gary Hart (Hugh Jackman) era o favorito para se tornar o candidato democrata na eleição presidencial. Porém, depois que a imprensa descobre que ele está tendo uma relação extraconjugal, toda sua campanha precisa ser revista. O filme questiona se a vida íntima dos políticos realmente deve ser considerada um assunto de interesse público.

6. As Viúvas (2018)

Telecine Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nesse drama de suspense, a quadrilha chefiada por Harry Rawlings (Liam Neeson) rouba o dinheiro que iria financiar a campanha eleitoral de um criminoso. Porém, Harry e os outros ladrões são mortos pela polícia e suas viúvas são obrigadas a realizar um novo roubo para pagar a “dívida” deixada por eles. Lideradas por Veronica (Viola Davis), elas são o elo mais fraco em uma trama política repleta de mentiras, corrupção e reviravoltas. Crítica completa aqui.

7. Brexit (2019)

HBO Go · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Em Brexit, Benedict Cumberbatch interpreta Dominic Cummings, o excêntrico estrategista político que coordenou parte da campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia (o chamado Brexit) durante o referendo de 2016. O filme mostra como ele foi um dos pioneiros no uso de dados pessoais e microdirecionamento para manipular a opinião pública e influenciar uma parte do eleitorado que já não era alcançada pelos métodos convencionais de campanha.

8. Privacidade Hackeada (2019)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Um outro grupo de defensores do Brexit utilizou os serviços digitais da Cambridge Analytica para influenciar o eleitorado. No documentário Privacidade Hackeada, uma ex-funcionária da empresa revela como eles influenciaram não apenas o referendo britânico de 2016 mas também as campanhas eleitorais de vários países, inclusive dos EUA. Crítica completa aqui.

9. Casal Improvável (2019)

Prime Video · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nessa improvável comédia romântica, a poderosa Secretária de Estado dos EUA Charlotte Field (Charlize Theron) está na crista da onda e é a favorita para se tornar a próxima presidente do país. Porém, sua pré-campanha se complica depois que ela contrata o jornalista rebelde e ex-colega de escola Fred Flarsky (Seth Rogen) para escrever seus discursos. Os dois se apaixonam, mas a imagem pública de Field é prejudicada pelo relacionamento.

10. Rede de Ódio (2020)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O inseguro e inescrupuloso estudante Tomasz (Maciej Musialowski) está em um momento difícil de sua vida, mas encontra na manipulação de redes sociais a atividade perfeita para manifestar suas obsessões e ressentimentos. Depois que é contratado por uma agência para publicar fake news, ele chega a manipular os dois lados de uma disputa eleitoral para atingir seus objetivos pessoais. Crítica completa aqui.