Crítica: Espião/Mestre

Spy/Master, Romênia/Hungria/EUA/Reino Unido, 2023



HBO Max · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

★★★★☆


Fortemente inspirada na história real da deserção do general romeno Ion Mihai Pacepa, a minissérie Espião/Mestre tem uma trama que parece tirada diretamente dos trabalhos de John Le Carré. As muitas conversas e negociações podem desagradar o espectador casual, mas representam o “prato principal” para os fãs das histórias de espionagem com uma abordagem mais adulta e realista. O episódio final até exagera um pouco na ação, mas nada que comprometa a obra como um todo.

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Assim como Pacepa, o protagonista Victor Godeanu (Alec Secareanu) é um mestre-espião e braço-direito do ditador romeno Nicolae Ceaușescu (Claudiu Bleont). Ele não apenas é um general de duas estrelas mas é também o chefe da Securitate, a polícia secreta da Romênia comunista. O fato de que, em julho de 1978, Godeanu aproveita uma viagem à cidade de Bonn, na Alemanha Ocidental, para desertar para os EUA também é tirado diretamente da história de Pacepa.

A Romênia dessa época se encontrava em uma curiosa posição geopolítica, no limiar da Cortina de Ferro. Apesar do país continuar sendo uma ditadura comunista, Ceaușescu havia praticamente cortado relações com a União Soviética e tentava cada vez mais se aproximar das potências ocidentais. Para ele e sua esposa Elena (Elvira Deatcu), que o ajuda a governar com muita paranoia e violência, esses movimentos eram muito menos uma questão ideológica e muito mais uma busca por poder e influência internacionais.

É por isso que a trama de Espião/Mestre envolve uma sopa de letrinhas de agências de inteligência. Apesar de liderar o Securitate, Godeanu está sob investigação da agência de contrainteligência do país, que suspeita (corretamente) que ele esteja colaborando com a KGB. Porém, a deserção de Godeanu para a CIA, especificamente para o agente Frank Jackson (Parker Sawyers), acaba alertando tanto a BND, da Alemanha Ocidental, quanto a Stasi, da Alemanha Oriental.

Para complicar, a amante ocasional de Godeanu, Ingrid von Weizendorff (Svenja Jung), é uma espiã da Stasi infiltrada na Alemanha Ocidental. Em meio a tudo isso, a deserção do protagonista ocorre justamente durante as negociações de paz que levariam aos Acordos de Camp David, o que acaba inserindo na história terroristas envolvidos com o Conflito Israel-Palestina. Em suma, a trama de Espião/Mestre oferece um buffet de Guerra Fria e geopolítica dos anos 1970.

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As narrativas dos primeiros episódios de Espião/Mestre fazem um ótimo trabalho ao intercalar a viagem de Godeanu para Bonn com os dias que a antecederam. Enquanto Nicolae Ceaușescu via espiões e traidores por todos os lados, a contrainteligência apertava o cerco contra o protagonista e suas técnicas de espionagem. Os flashbacks também mostram alguns dos crimes que Godeanu cometeu tanto sob as ordens do paranoico Ceaușescu quanto para encobrir sua colaboração com agentes estrangeiros.

Outro elemento que pode afastar o espectador mais causal dessa minissérie é o fato de que Godeanu é um protagonista introspectivo. Como um bom mestre-espião, ele dificilmente fala o que está pensando ou demonstra reações emocionais aos acontecimentos. As exceções geralmente ocorrem quando os assuntos envolvem a segurança de sua filha, Ileana (Alexandra Bob
Alexandra Bob), que é uma de suas grandes prioridade.

Na vida real, Pacepa chegou a publicar uma carta-pública para explicar para sua filha o porquê de sua deserção, que ele decidiu após receber a ordem de assassinar um jornalista crítico de Ceaușescu. Um trecho dizia:

Estávamos no final de julho quando recebi essa ordem, e tive que escolher entre ser um bom pai e ser um criminoso político. Conhecendo você, Dana, tive a certeza de que você preferiria não ter um pai a ter um pai assassino.

Assim como a série Glória deu destaque para o papel de Portugal durante a Guerra Fria, Espião/Mestre coloca a Romênia no mapa para quem não conhecia a chamativa história do general Ion Mihai Pacepa. A trama também pode ser muito bem “harmonizada” com outras minisséries inspiradas em histórias reais, como O Espião e A Spy Among Friends, ou com aquelas inspiradas em obras de Le Carré, como O Gerente da Noite e The Little Drummer Girl.

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