Modo Noturno:

12 Ótimos (e Realistas) Filmes de Espionagem

Esses doze filmes de espionagem ainda estão no reino da fantasia, mas são inspirados nas histórias do mundo real.

1. O Espião Que Veio do Frio (1965)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Clique para comprar

O romance no qual O Espião Que Veio Do Frio é baseado foi um best-seller absoluto e lançou o escritor John Le Carré à fama internacional. O motivo de tamanho sucesso foi que essa história quebrou a narrativa oficial sobre a Guerra Fria ser uma luta do bem contra o mal, ou do certo contra o errado. Além de tirar todo o glamour ao redor da ideia dos agentes secretos (que havia sido construído principalmente pelo James Bond de Ian Fleming), a história revelou que as forças de inteligência ocidentais usam métodos tão ou mais sujos e cruéis que os comunistas, não havendo espaço para questionamentos morais ou legais.

2. Cortina Rasgada (1966)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Durante uma conferência em Copenhague, o físico americano Michael (Paul Newman) diz a sua noiva Sarah (Julie Andrews) que ele precisa ir a Estocolmo para resolver algo. Entretanto, ela descobre que seu verdadeiro destino é a Alemanha Oriental, do outro lado da Cortina de Ferro, e resolve segui-lo. Lá, ela descobre a verdadeira natureza da viagem e eles se envolvem em uma trama para a qual jamais estiveram preparados.

3. A Casa da Rússia (1990)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Clique para comprar

Nessa história ambientada em 1987 (e também baseada em uma obra de John Le Carré), o escritor britânico Barley Blair (Sean Connery) é convocado pelo MI6 depois que um pacote contendo segredos militares soviéticos é endereçado a ele. A remetente é a russa Katya Orlova (Michelle Pfeiffer), com quem Blair se envolve romanticamente quando vai a Moscou conhecê-la. Interesses pessoais se misturam com os interesses das potências mundiais nessa inteligente história de espionagem.

4. A Vida dos Outros (2006)

Prime Video · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Em 1984, um agente da temida Stasi se envolve mais do que deveria na vida do casal de artistas que ele e seus colegas estão monitorando. O filme mostra o quão longe ia o alcance de uma das mais efetivas agências de inteligência e repressão da história da humanidade, além do possível impacto humano do trabalho realizado por ela.

5. A Espiã (2006)

a espiã

Prime Video · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Na Holanda ocupada pelos nazistas, a cantora judia Rachel Stein (Carice van Houten) se junta a um movimento de resistência em busca de vingança, passando a se infiltrar dentre os oficiais nazistas. Isso a coloca em um caminho complexo e tortuoso, tendo que lidar com traidores dos dois lados do conflito e com consequências muito diferentes das que ela previa.

6. O Bom Pastor (2006)

o bom pastor

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Robert DeNiro se baseou em pessoas reais para escrever e dirigir O Bom Pastor, filme que conta uma história não-oficial do surgimento da CIA. Nele, o jovem Edward Wilson (Matt Damon) é recrutado em 1939 pelo FBI, sendo posteriormente enviado para aprender a “arte” da espionagem com os ingleses e participando da fundação da nova agência em 1947. Mais tarde, depois de anos de mentiras e traições tanto no trabalho quanto no seio familiar, Wilson já não sabe como interpretar o versículo bíblico estampado até hoje na entrada da sede da agência: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)

7. Rede de Mentiras (2008)

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Clique para comprar

Com o objetivo de capturar um terrorista, o agente da CIA Roger Ferris (Leonardo DiCaprio) e seu superior Ed Hoffman (Russell Crowe) montam uma falsa rede terrorista para chamar a atenção. Porém, eles recebem muito mais atenção do que o planejado, fazendo o plano sair completamente de controle, especialmente para Ferris.

8. O Espião Que Sabia Demais (2011)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Clique para comprar

Nos anos 1970, quando o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido recebe a informação de que há um agente duplo infiltrado nos altos escalões da inteligência britânica, só lhe resta recrutar o aposentado mestre-espião George Smiley (Gary Oldman) para desvendar a intricada trama de traição e manipulação. Também baseado em um romance de John Le Carré, O Espião Que Sabia Demais é vagamente inspirado no caso dos Cinco de Cambridge, quando um grupo de agentes duplos à serviço da KGB foi descoberto no topo das hierarquias do MI6 e do MI5. Além de Oldman, o filme também conta com nomes como Benedict Cumberbatch, Tom Hardy, Colin Firth e Mark Strong.

9. Agente C: Dupla Identidade (2012)

agente c dupla identidade

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Depois que um atentado arquitetado pelo IRA dá errado, a terrorista Collette (Andrea Riseborough) é presa e recrutada pelo MI5 para se tonar uma informante infiltrada. Porém, o agente responsável por ela, Mac (Clive Owen), não está ciente dos planos que seus superiores têm para a célula terrorista da qual Collette faz parte, complicando ainda mais a situação.

10. O Sistema (2013)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Sarah (Brit Marling) é uma agente de uma firma privada de inteligência que se infiltra em um grupo anarquista de ecoterroristas. Os alvos do grupo são os ricos executivos de grandes empresas farmacêuticas, responsáveis por poluir o meio ambiente ou por colocar medicamentos inseguros no mercado. A natureza nociva desses alvos (incluindo a impunidade da qual os executivos gozam) faz Sarah questionar o próprio trabalho e sua lealdade em relação a seu empregador. O filme também conta com Alexander Skarsgård, Elliot Page, Patricia Clarkson e Toby Kebbell no elenco.

11. O Homem Mais Procurado (2014)

HBO Max · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Clique para comprar

Quando um refugiado checheno com prováveis conexões terroristas chega a Hamburgo, os serviços de inteligência alemães entram em alerta vermelho. Mas enquanto a agência de Günther Bachmann (Philip Seymour Hoffman) quer usar o refugiado para se infiltrar cada vez mais fundo em uma conhecida organização terrorista, uma outra agência quer eliminar a potencial ameaça o mais rápido possível, atirando antes e fazendo perguntas depois. O filme é mais uma adaptação de John Le Carré.

12. Imperium: Resistência Sem Líder (2016)

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Estrelado por Daniel Radcliffe e inspirado em ações reais do FBI, o filme tem o objetivo de mostrar duas realidades. A primeira trata do trabalho de agentes infiltrados em grupos criminosos ou terroristas, que envolve muito mais empatia e paciência do que super-habilidades de ataque e defesa pessoal, contrariando a maioria dos filmes que abordam o tema. A segunda é a composição de grupos de supremacistas brancos nos EUA, que são muito mais complexos e heterogêneos do que se espera.

Bônus: Séries

1. O Gerente da Noite (2016)

o gerente da noite

Prime Video · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Clique para comprar

Em mais essa adaptação de John Le Carré, o ex-militar e agora gerente de hotel Jonathan Pine (Tom Hiddleston) é recrutado pela agente Angela Burr (Olivia Colman) para se infiltrar no grupo do traficante internacional de armas Richard Roper (Hugh Laurie), levando-o a passar por vários imprevistos até conseguir colher evidências contra o criminoso. A minissérie possui seis episódios.

2. Condor (2018)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

A primeira temporada de Condor mostra o protagonista Joe Turner (Max Irons) em uma típica trama de “agente acusado de um crime que não cometeu”. Porém, a segunda temporada é mais ancorada na realidade e mostra uma complexa caçada a um traidor dentro da CIA, trazendo o personagem de volta para o mundo da espionagem.

3. The Little Drummer Girl (2018)

Prime Video · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Clique para comprar

Para terminar, mais uma adaptação de John Le Carré. Dessa vez, a atriz britânica Charlie Ross (Florence Pugh) é recrutada pelo Mossad para simular que estava tendo um relacionamento com um terrorista capturado e se infiltrar na célula liderada por seu irmão. Ela vai tão fundo que passa a ter dificuldades para separar a ficção de sua nova história da realidade de sua situação. Resenha completa aqui.