26 Ótimos Thrillers Políticos sobre Intrigas, Terrorismo e Espionagem

Os Políticos

1. Tudo Pelo Poder (2011)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Um jovem coordenador de campanha (Ryan Gosling) para um exemplar senador (George Clooney, que também dirige e co-escreve) que está concorrendo à presidência se envolve em uma trama de mentiras e traições quando descobre alguns segredos de seu candidato perfeito e passa a ser sondado pela oposição.

2. Jogos de Poder (2007)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O filme satiriza a história real de como um senador playboy (Tom Hanks) e uma socialite texana (Julia Roberts) costuraram nos anos 1980 uma guerra secreta no Afeganistão, armando e financiando jihadistas contra os soviéticos. O mujahidin mais famoso a receber esse apoio norte-americano foi ninguém menos que Osama bin Laden.

3. Intrigas de Estado (2009)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Quando um jornalista (Russell Crowe) investiga o assassinato de uma das assessoras de seu amigo senador (Ben Affleck), a busca pela verdade coloca sua vida e a de todos ao seu redor em risco.

4. Mera Coincidência (1997)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nessa cult sátira, um spin doctor (Robert de Niro) contrata um produtor de Hollywood (Dustin Hoffman) para criar uma guerra de mentira, desviando a atenção da mídia e do público do recente escândalo sexual no qual o presidente dos EUA se envolveu. O título original do filme (“Wag the Dog“, que significa algo como “balançar o cachorro”), vem de uma anedota que faz referência à manipulação do povo pelos políticos, quando deveria ser o contrário:

– Por que o cachorro balança o rabo?
– Porque senão o rabo balançaria o cachorro.

5. Conversa Truncada (2009)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Conversa Truncada satiriza a interação entre autoridades americanas e britânicas no complicado processo de aprovação da Guerra do Iraque. Já escrevi um pouco sobre ele nessa lista e na crítica de A Morte de Stalin.

6. Jogo de Poder (2010)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Baseado na história real de Valerie Plame, o filme mostra as consequências com as quais ela (interpretada por Naomi Watts) tem lidar depois que a administração Bush vaza sua identidade como agente secreta da CIA em retaliação por um artigo escrito por seu marido (Sean Penn), que invalidava a desculpa usada pelos políticos para justificar a Guerra do Iraque. O único membro daquela administração a ser punido pelo vazamento foi ‘Scooter’ Libby, que em abril de 2018 recebeu do presidente Donald Trump um completo perdão pela condenação.

7. O Escritor Fantasma (2010)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Um escritor fantasma (Ewan McGregor) é contratado por um renomado político (Pierce Brosnan) para terminar sua auto-biografia, mas sua vida se complica quando descobre que seu antecessor provavelmente foi assassinado.

As Ditaduras

8. Crimes Ocultos (2015)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Os realizadores de Crimes Ocultos erraram ao divulgá-lo como um mistério de assassino em série, já que o filme funciona muito melhor como um drama de sobrevivência em tempos de ditadura. Nele, um oficial de polícia (Tom Hardy) e sua esposa (Noomi Rapace) contam com pouquíssima ajuda na busca por um assassino em série (inspirado no “Açougueiro de Rostov”, Andrei Chikatilo) na antiga União Soviética. As dificuldades começam porque os orgãos de segurança oficiais se negam a admitir que há um assassino à solta, pois esse é um “crime capitalista”. Na segunda metade do filme, os orgãos de repressão se voltam contra o casal, que é obrigado a lutar pela própria sobrevivência enquanto caçam o assassino.

9. A Vida dos Outros (2006)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2007, A Vida dos Outros mostra uma trama de subversão na antiga Alemanha Oriental sob o ponto de vista de um dos agentes (Ulrich Mühe) da temida Stasi responsáveis pela vigilância constante de um casal de artistas.

10. O Ato de Matar (2012)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nesse incrível documentário, os responsáveis pela morte de milhares de pessoas durante um período de ditadura militar na Indonésia recontam seus crimes, já que ainda são considerados heróis por terem matado muitos “comunistas”. Para mais detalhes, já escrevi sobre o filme aqui e aqui.

11. O Segredo dos Seus Olhos (2009)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Durante a ditadura militar na Argentina, um agente de justiça (Ricardo Darín) luta contra a impunidade do homem responsável por um brutal assassinato, mas seu trabalho se torna quase impossível graças a burocratas indiferentes e ao fato de que o culpado se torna policial. Mais detalhes aqui.

12. Pra Frente, Brasil (1982)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Durante a ditadura militar brasileira, um empresário (Reginaldo Faria) é confundido com um “subversivo” e preso pelos orgãos de repressão. Seu irmão (Antonio Fagundes) tenta então localiza-lo e libertá-lo, o que é quase impossível uma vez que o acusado não tem direito de defesa ou de um processo justo. A atuação de parte da polícia e do exército nessa época é um exemplo de terrorismo de estado, como no atentado do Riocentro.

13. Isto Não É Um Filme (2011)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Esse documentário foi filmado com um celular pelo cineasta iraniano Jafar Panahi em seu próprio apartamento, onde ele tenta explicar a história que seu próximo filme contaria se ele não estivesse proibido de realizá-lo pelo regime do país.

Os Espiões

14. Argo (2012)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Argo conta a história real do resgate de diplomatas americanos que se esconderam na casa do embaixador canadense durante a Revolução Iraniana de 1979. Para tal, a CIA elaborou um plano de enviar para o país um agente (Ben Affleck, que também dirige a produção) que posaria de cineasta e retiraria os diplomatas de lá sob o disfarce da equipe de produção de um filme de ficção científica intitulado Argo.

15. Caçada ao Outubro Vermelho (1990)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Caçada ao Outubro Vermelho mostra os esforços de autoridades americanas e russas para localizar um submarino nuclear russo que desaparece dos radares e cujo capitão (Sean Connery) parece estar agindo por conta própria. Baseado no best-seller de Tom Clancy, esse é o primeiro filme protagonizado pelo analista da CIA Jack Ryan (Alec Baldwin), que sempre acaba se envolvendo em atividades de campo em suas aventuras. Posteriormente, Harrison Ford interpretaria o personagem em Jogos Patrióticos e Perigo Real e Imediato; Ben Affleck em A Soma de Todos os Medos; Chris Pine em Operação Sombra: Jack Ryan; e John Krasinski na série da Amazon Jack Ryan, que estreia em agosto de 2018.

16. Inimigo do Estado (1998)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nesse thriller de ação, Will Smith interpreta um advogado que passa a ser perseguido pela NSA depois de inadvertidamente receber provas de um crime cometido pela agência. Dentre as muitas curiosidades relacionadas a essa produção, estão a correta representação que o filme faz sobre as capacidades tecnológicas da NSA, o que não agradou a agência na época e que só seriam confirmadas em 2013, e a semelhança entre o personagem de Gene Hackman com o interpretado pelo ator em A Conversação, indicando que talvez se trate do mesmo personagem.

17. Rede de Mentiras (2008)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Com o intuito de localizar um terrorista, um agente da CIA (Leonardo DiCaprio) monta uma falsa rede terrorista, chegando a ponto de criar a ilusão de que tal rede realizou um mega-ataque contra um alvo americano. Infelizmente, o resultado não é bem o que ele esperava.

18. A Hora Mais Escura (2012)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O filme dramatiza a versão oficial de como foi a caçada e eliminação de Osama bin Laden, focando na jovem oficial de inteligência (Jessica Chastain) cujo único trabalho era localizar o terrorista. Já escrevi sobre o filme aqui.

19. O Homem Mais Procurado (2014)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Quando um refugiado checheno com prováveis conexões terroristas chega a Hamburgo, os serviços de inteligência alemães entram em alerta vermelho. Mas enquanto uma agência quer usar o refugiado para se infiltrar cada vez mais fundo em uma conhecida organização terrorista, outra quer eliminar a potencial ameaça o mais rápido possível, atirando antes e fazendo perguntas depois.

Os Terroristas

20. Operação Valquíria (2008)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Se uma das muitas definições de terrorismo é “o uso de violência ou a ameaça de violência para atingir objetivos políticos, religiosos, ideológicos ou sociais”, então o atendado realizado em 20 de Julho de 1944 contra a vida de Hitler se encaixa na definição. Estrelado por Tom Cruise, o filme mostra a preparação, a execução e as consequências dessa ação de resistência realizada por oficiais alemães contra o regime nazista.

21. O Grupo Baader-Meinhof (2008)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O filme mostra a história real da trajetória do grupo terrorista de extrema-esquerda auto-intitulado Facção do Exército Vermelho, que ficaria conhecido na mídia como o grupo Baader-Meinhof. A organização atuou na Alemanha e em outras partes da Europa ao longo de três décadas, deixando 34 mortos e centenas de feridos.

22. O Que É Isso Companheiro? (1997)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Esse filme brasileiro dramatiza o sequestro do embaixador americano Charles Elbrick em 1969, realizado pelo Movimento Revolucionário Oito de Outubro. O governo militar acabou cedendo às exigências do movimento e libertou 15 prisioneiros políticos, além de permitir a ida dos sequestradores para o México.

23. Munique (2005)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Eric Bana, o filme mostra uma versão do que teria ocorrido durante a famosa Operação Coléra de Deus, que se tratava de um esquadrão da morte responsável por assassinar terroristas envolvidos no ataque que resultou na morte de 11 atletas israelenses durante a Olimpíada de 1972, em Munique. O filme inclui o episódio no qual um dos agentes do Mossad foi seduzido e morto por uma misteriosa assassina de aluguel que agia em várias partes do mundo e cuja identidade nunca foi confirmada.

24. O Pacificador (1997)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nesse thriller de ação, quando uma arma nuclear cai nas mãos de um grupo terrorista, fica a cargo de um oficial do exército (George Clooney) e de uma especialista em armas nucleares (Nicole Kidman) rastrear e eliminar a ameaça.

25. Nova York Sitiada (1998)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O filme explora um cenário no qual, depois de diversos atentados terroristas, a cidade de Nova York é colocada em estado de sítio, passando a ser gerenciada pelo exército sob lei marcial. Um agente do FBI (Denzel Washington) conta com a colaboração de uma agente da CIA (Annette Bening) para tentar deter as células terroristas, enquanto o general encarregado da cidade (Bruce Willis) começa a criar campos de concentração para estrangeiros e descendentes de estrangeiros.

26. Imperium: Resistência Sem Líder (2016)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Inspirado em ações reais do FBI, o filme tem o objetivo de mostrar duas realidades. A primeira trata do trabalho de agentes infiltrados em grupos terroristas, que envolve muito mais empatia e paciência do que super-habilidades de ataque e defesa pessoal, como na maioria dos filmes que abordam o tema. A segunda é a composição de grupos de supremacia branca nos EUA, que são muito mais heterogêneos do que mostrado pela mídia. O agente que protagoniza o filme (Daniel Radcliffe) começa pelos típicos skinheads arruaceiros e passa por grupos de estudo, milícias armadas, figuras de mídia que lucram com o discurso de ódio e líderes intelectuais que se mantém longe dos holofotes. Também é mostrado como esses grupos terroristas domésticos se proliferam no país enquanto as autoridades estão focadas apenas em radicais de matriz islâmica.