11 Ótimos Filmes Sobre Extremismo Político e Religioso

1. Os Gritos do Silêncio (1984)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Os Gritos do Silêncio é baseado na história real dos jornalistas Sydney Schanberg (Sam Waterson) e Dith Pran (Haing S. Ngor), dois correspondentes de guerra pegos de surpresa pela brutalidade do Khamer Rouge no Camboja durante a Guerra do Vietnã. Enquanto Schanberg consegue sair do país por ser estrangeiro, Pran é preso pelo regime comunista e passa vários anos em uma fazenda de trabalhos forçados.

Em 1970, o governo monárquico do Camboja (que tolerava a atuação em seu território de milícias comunistas do Vietnã do Norte) foi derrubado e substituído por um governo militar amigável aos EUA. Isso fez com que os monarquistas se aliassem aos seus antigos inimigos do Khamer Rouge, cuja popularidade estava em alta devido aos bombardeios americanos. Uma vez que o grupo radical chegou ao poder em 1975, jornalistas, pessoas com alto grau de escolaridade e especialistas em suas áreas foram considerados inimigos do governo, presos em campos de reeducação e, em muito casos, assassinados.

A história dos quatro anos de terror desse regime é contada sob outro ponto de vista em Primeiro, Mataram o Meu Pai, filme dirigido por Angelina Jolie e baseado na autobiografia de Loung Ung, cambojiana que passou parte da infância em um campo de concentração do Khamer Rouge.

2. O Sistema (2013)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Co-escrito e estrelado por Brit Marling, O Sistema conta a história de uma agente de uma firma privada de inteligência que se infiltra em um grupo de ecoterroristas de natureza anarquista. Os alvos do grupo são ricos executivos de grandes empresas farmacêuticas responsáveis por poluir o ambiente ou colocar medicamentos inseguros no mercado. A natureza desses alvos (incluindo a impunidade da qual os executivos gozam) faz a protagonista questionar o próprio trabalho e sua lealdade com seu empregador. O filme também conta com Alexander Skarsgård, Ellen Page, Patricia Clarkson e Toby Kebbell no elenco.

3. Movimentos Noturnos (2013)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O ecoterrorismo também é o tema do lento e introspectivo suspense Movimentos Noturnos. Nele, três ativistas (interpretados por Jesse Eisenberg, Dakota Fanning e Peter Sarsgaard) colocam em ação um plano para explodir uma represa hidrelétrica. Entretanto, o plano não sai exatamente como o esperado e eles precisam lidar com a natureza violenta de suas ações, por mais bem intencionadas que fossem.

4. O Vento Será Tua Herança (1960)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Em O Vento Será Tua Herança, acompanhamos uma esquentada batalha de argumentos quando um professor de uma pequena e religiosa cidade americana vai a julgamento pelo “crime” de ensinar a Teoria da Evolução na escola local. Ao contrário do que se pode esperar, a história, que é baseada em um julgamento real e já foi readaptada inúmeras vezes, não apresenta um embate entre a ciência e a religião, mas sim entre a razão e o fundamentalismo religioso. A mensagem final é de que a ciência não necessariamente invalida as crenças religiosas, assim como as crenças religiosas não invalidam a ciência.

5. O Nome da Rosa (1986)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

No ano de 1327, um frade franciscano e seu aprendiz (interpretados por Sean Connery e Christian Slater) viajam para um mosteiro no norte da Itália para debater questões teológicas com emissários do Papa. Porém, uma série de mortes misteriosas levam o frade a usar suas habilidades como investigador para resolver o caso e pegar o assassino antes que membros da Santa Inquisição cheguem e comecem a torturar pessoas.

O frade também tem que lidar com o obscurantismo do clero local, que imediatamente começa a culpar o demônio pelos assassinatos, antes mesmo de procurar explicações lógicas e racionais para os acontecimentos.

A obra na qual o filme é baseado está mais uma vez sendo adaptada para as telas: a série italiana Il Nome Della Rosa conta com John Turturro como protagonista e começou a ser exibida no dia 4 de Março de 2019 no país.

6. As Bruxas de Salém (1996)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

As Bruxas de Salém é uma adaptação da renomada peça de Arthur Miller, que conta uma história ficcionalizada dos infames julgamentos das bruxas de Salém na Massachusetts de 1692 e 1693.

Nela, a jovem Abigail Williams (Winona Ryder) lidera um grupo de meninas que, após serem surpreendidas dançando na floresta, começam a acusar diversos cidadãos locais de crimes de bruxaria e conluio com o diabo. O fervor religioso da comunidade puritana leva as autoridades a acreditarem nas garotas e prenderem pessoas por “crimes” impossíveis de serem provados. Não demora até Williams acusar Elisabeth Proctor (Joan Allen) de bruxaria, pois a mulher é a esposa de seu interesse amoroso, John Proctor (Daniel Day-Lewis).

O episódio das bruxas de Salém é um dos mais conhecidos casos de histeria coletiva, que são bem menos raros do que se pensa, como pode ser visto aqui e aqui. Os julgamentos e execuções só pararam quando a histeria perdeu força e cada vez mais pessoas se negaram a dar falsas confissões (a confissão evitava a execução do acusado), obrigando as autoridades a rever os métodos empregados. Ao longo desse período, mais de 200 pessoas foram acusadas e 20 foram executadas (19 por enforcamento e 1 homem por esmagamento com pedras pesadas, que era um método de tortura medieval).

7. O Reino (2007)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nesse filme de ação, quatro agentes do FBI (interpretados por Jamie Foxx, Jennifer Garner, Jason Bateman e Chris Cooper) são enviados para o Reino da Arábia Saudita para investigar um terrível ataque terrorista contra alvos americanos. Em colaboração com as autoridades locais, eles precisam navegar por diversos empecilhos burocráticos para realizar o trabalho, até que um novo ataque muda completamente suas prioridades.

O filme não vai muito fundo na questão do extremismo islâmico, mas o fato dele se passar na Arábia Saudita é altamente relevante. Foi nesse reino que emergiram as doutrinas que são a base do radicalismo islâmico moderno: o wahhabismo e, posteriormente, o salafismo, doutrina seguida por Osama Bin Laden. Tanto Bin Laden quanto 15 dos 19 terroristas que executaram os ataques de 11 de Setembro de 2001 eram sauditas. Muitos críticos acusam o país de exportar a ideologia extremista que ainda causa milhares de mortes anualmente ao redor do mundo.

Ainda assim, as potências ocidentais mantêm o reino como um inabalável aliado por motivos estratégicos e econômicos, apesar da exagerada aplicação da pena de morte no país e dos limitados direitos civis das mulheres.

8. Nova York Sitiada (1998)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O filme explora um cenário no qual, depois de diversos atentados terroristas, a cidade de Nova York é colocada em estado de sítio, passando a ser gerenciada pelo exército sob lei marcial. Um agente do FBI (Denzel Washington) conta com a colaboração de uma agente da CIA (Annette Bening) para tentar deter as células terroristas, enquanto o general encarregado da cidade (Bruce Willis) começa a criar campos de concentração para estrangeiros e descendentes de estrangeiros.

9. Distrito 9 (2009)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Em 1982, uma espaçonave alienígena para no céu de Joanesburgo e seus muitos passageiros são alocados em um campo de contenção na área logo abaixo. Quase 30 anos depois, o local se tornou uma grande favela e seus habitantes vivem empobrecidos e segregados. Os problemas sociais causados pela presença dos alienígenas trazem à tona o que há de mais intolerante e xenófobo em parte da população humana, o que autoriza (oficialmente ou não) agentes de segurança públicos e privados a tratarem a população do chamado Distrito 9 com violência e desrespeito.

Durante um esforço de realocação forçada dos “camarões”, o chefe dos agentes que estão realizando as remoções entra em contato direto com uma tecnologia desconhecida, o que muda completamente sua biologia e sua condição social.

10. Imperium: Resistência Sem Líder (2016)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Inspirado em ações reais do FBI, o filme tem o objetivo de mostrar duas realidades. A primeira trata do trabalho de agentes infiltrados em grupos criminosos ou terroristas, que envolve muito mais empatia e paciência do que super-habilidades de ataque e defesa pessoal, como na maioria dos filmes que abordam o tema. A segunda é a composição de grupos de supremacia branca nos EUA, que são muito mais heterogêneos do que se espera.

O agente que protagoniza o filme (Daniel Radcliffe) começa pelos típicos skinheads arruaceiros e passa por grupos de estudo, milícias armadas, figuras de mídia que lucram com o discurso de ódio e líderes intelectuais que se mantém longe dos holofotes. Também é mostrado como esses grupos terroristas domésticos se proliferam no país enquanto as autoridades estão focadas apenas em radicais de matriz islâmica.

11. Infiltrado na Klan (2018)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Infiltrado na Klan conta a história real de Ron Stallworth (John David Washington), um policial da cidade de Colorado Springs que consegue se infiltrar na filial local do Ku Klux Klan. O diretor Spike Lee aproveita a história para fazer um panorama do ódio direcionado à população negra dos EUA no passado e no presente, falando de casos como o do terrível linchamento de Jesse Washington e os protestos de supremacistas brancos em Charlottesville.