10 Ótimos Filmes Sobre Ética na Política

1. Mera Coincidência (1997)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nessa cult sátira, um spin doctor (Robert de Niro) contrata um produtor de Hollywood (Dustin Hoffman) para criar uma guerra de mentira, afastando a atenção da mídia e do público do recente escândalo sexual no qual o presidente dos EUA se envolveu. O título original do filme (“Wag the Dog”, que significa algo como “balançar o cachorro”) vem de uma anedota que faz referência à manipulação do povo pelos políticos, quando deveria ser o contrário:

– Por que o cachorro balança o rabo?
– Porque senão o rabo balançaria o cachorro.

2. Segredos do Poder (1998)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Inspirado em eventos que teriam ocorrido durante a campanha presidencial de Bill Clinton em 1992, Segredos do Poder mostra o funcionamento interno da campanha do Governador Jack Stanton (John Travolta) para se tornar o candidato do partido Democrata na eleição presidencial. O filme é contado sob o ponto de vista de Henry Burton (Adrian Lester), um jovem e idealista assessor político que é surpreendido pelo o quão longe seus patrões estão dispostos a ir para atingir a vitória.

3. Politicamente Incorreto (1998)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Desiludido com sua vida pessoal e com o estado do sistema político, o senador Jay Bulworth (Warren Beatty) faz um generoso seguro de vida (com sua filha como beneficiária) e contrata um assassino de aluguel para matar a si próprio. Com poucos dias de vida restantes, ele aproveita a oportunidade para ser absolutamente sincero com o povo que representa e com os empresários que o financiam. O resultado é uma das melhores comédias dramáticas sobre política já feitas.

4. Eleição (1999)

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Alimentado por suas próprias frustrações e cansado da insaciável fome de poder de sua manipuladora e egocêntrica aluna Tracy Flick (Reese Witherspoon), o professor Jim McAllister (Matthew Broderick) passa a usar métodos escusos para evitar que ela vença a eleição para presidente do corpo estudantil. Essa comédia de humor negro mostra como mesmo uma eleição em uma escola de ensino médio pode trazer à tona o lado mais sombrio e antiético de todos os lados envolvidos.

5. Conversa Truncada (2009)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Conversa Truncada satiriza a interação entre autoridades americanas e britânicas no complicado processo de aprovação da Guerra do Iraque. O incessante fluxo de mentiras e desinformação é pontuado por alguns dos xingamentos mais criativos e elaborados já produzidos na língua inglesa, o que é uma marca registrada do diretor Armando Iannucci.

6. Tudo Pelo Poder (2011)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Um jovem coordenador de campanha (Ryan Gosling) para um exemplar senador (George Clooney, que também dirige e co-escreve) que está concorrendo à presidência se envolve em uma trama de mentiras e traições quando descobre alguns segredos de seu candidato perfeito e passa a ser sondado pela oposição.

7. O Exercício do Poder (2011)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Bertrand Saint-Jean (Olivier Gourmet) é um Ministro dos Transportes da França que precisa implementar um ousado plano de privatizações, mesmo sendo contra essas medidas. Dividido entre defender suas posições e avançar a própria carreira, ele deve fazer uma série de escolhas éticas enquanto tenta conciliar sua vida familiar, seus deveres como membro do governo, a opinião pública e suas ambições pessoais.

8. Armas na Mesa (2016)

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Elizabeth Sloane (Jessica Chastain) é uma inescrupulosa lobista que muda de lado e passa a trabalhar contra a indústria armamentista dos EUA. A indústria está tentando evitar a aprovação de uma lei que amplia as verificações de antecedentes durante a compra de armas de fogo, mas tem que lidar com a implacável Sloane e os métodos que ela usava quando trabalhava para eles. O filme se junta a outras ótimas produções sobre a prática do lobismo, como Obrigado Por Fumar e O Super Lobista. Crítica completa aqui.

9. Norman: Confie em Mim (2016)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Norman Oppenheimer (Richard Gere) é um carente e solícito “operador” na cidade de Nova York. Sua vida se complica quando seu gesto de presentear um político israelense com um par de sapatos é interpretado como uma troca de favores e ele se torna uma pessoa de interesse em uma investigação por corrupção. O filme explora a incompatibilidade entre o rigor ético esperado de ocupantes de cargos públicos e a cultura da pessoalidade comum tanto entre brasileiros quanto entre judeus de Israel e dos EUA. Veja a crítica completa com mais detalhes aqui.

10. Vice (2018)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Vice relata a trajetória política de Dick Chenney (Christian Bale), um ex-vice-presidente dos EUA que, em determinado ponto da década passada, se tornou a pessoa mais poderosa do mundo. Os esquemas e manobras jurídicas que ele e seus apoiadores montaram para atingir esse status são resquícios do tempo de reis absolutistas, que exerciam um poder sem o contrapeso de outros ramos governamentais e sem a participação popular. Crítica completa aqui.

Veja também os 10 Ótimos Filmes Sobre Ética e Negócios.