Modo Noturno:

10 Filmes Sobre Seitas e Fanatismo

1. A Onda (2008)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Apesar de se passar na Alemanha dos anos 2000, A Onda é baseado no experimento social conhecido como Terceira Onda, realizado pelo professor Ron Jones em Palo Alto, Califórnia, no mês de abril de 1967, obtendo resultados semelhantes aos mostrados no filme, ainda que menos dramáticos. Quando um professor de história não consegue explicar para sua turma que governos autocráticos ainda são perfeitamente possíveis em sociedades modernas, ele resolve fazer um experimento prático do qual rapidamente perde o controle. Em menos de uma semana, uma turma de adolescentes como qualquer outra se transforma em um fiel grupo de fanáticos, dispostos a ir até as últimas consequências em nome de seu líder e de sua ideologia.

2. O Mestre (2012)

HBO Go · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Depois que retorna da guerra, o traumatizado veterano Freddie (Joaquin Phoenix) se encontra perdido e sem rumo na vida, até que encontra acolhimento nos ensinamentos do “sábio” Lancaster Dodd (Philip Seymour Hoffman). O que Freddie não sabe, e tem dificuldade de aceitar, é que Dodd não passa de um “falso profeta”, um escritor de imaginação fértil que começa a se considerar um “mestre” dos ensinamentos que ele mesmo inventou. Ainda assim, por ser carismático e atencioso, Dodd consegue formar um grande grupo de fiéis seguidores.

3. Going Clear: Scientology and the Prison of Belief (2015)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O personagem Lancaster Dodd, de O Mestre, é baseado na figura de L. Ron Hubbard, um escritor de ficção científica e fantasia que se tornou um guru de autoajuda e, posteriormente, fundou a igreja da Cientologia. O documentário Going Clear conta a história dessa igreja e mostra relatos de condutas abusivas e criminosas corriqueiras dentro da instituição. Conforme relatado por ex-membros, chantagem, intimidação, cárcere privado e outros castigos físicos são aplicados pelos executivos de nível mais alto sobre seus subordinados. Com uma estrutura corporativa que inclui uma grande equipe de advogados e operando às custas do dinheiro de seus seguidores, a igreja tem se mostrado uma misteriosa e resiliente força na sociedade dos EUA.

4. O Convite (2015)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Quando Will (Logan Marshall-Green) é convidado para um jantar entre amigos na casa de sua ex-esposa, Eden (Tammy Blanchard), ele já sabe que a situação pode ficar um pouco desconfortável. O que ele não esperava é que as novas e estranhas práticas religiosas seguidas por ela e seu novo marido (Michiel Huisman) fossem preocupar os convidados e deixá-lo bem paranoico ao longo da noite. Será que há algo errado com Eden ou Will ainda está psicologicamente abalado com a separação?

5. Holy Hell (2016)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Ao deixar a seita conhecida como Buddhafield, o documentarista Will Allen levou consigo 35 horas de filme gravados ao longo de 22 anos de participação no “grupo de meditação”. Alguns anos depois, ele transformou esse material no documentário Holy Hell, um trabalho que revela o fanatismo e os abusos que estavam por trás daquela comunidade de pessoas sempre felizes, equilibradas e sorridentes.

6. Imperium: Resistência Sem Líder (2016)

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Quando o agente do FBI Nate Foster (Daniel Radcliffe) se infiltra em uma comunidade neonazista, ele conhece os diferentes tipos de fanáticos que existem nesse ecossistema: skinheads arruaceiros, grupos de estudo, milícias armadas, figuras de mídia que lucram com o discurso de ódio e líderes intelectuais que se mantém longe dos holofotes. Sua missão é encontrar uma carga de material radioativo e evitar um ataque iminente, e não há nada que ele possa fazer em relação à “ideologia do ódio” que encontra pelo caminho.

7. One of Us (2017)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Esse documentário acompanha as novas realidades de três jovens que abandonaram as comunidades judaicas ultraortodoxas nas quais eles nasceram. Por meio de seus relatos, é possível conhecer os dramas e as dificuldades que eles enfrentam para se integrarem em uma sociedade moderna, pois além de não possuírem o apoio da família também não possuem educação formal ou treinamento profissional. Além disso, por diferente razões, eles ainda precisam lidar com suas antigas comunidades, que nem sempre gostam de vê-los partir. Nem todas as famílias ultraortodoxas são tão radicais quanto as mostradas, mas casos como esses também não são tão raros.

8. Mandy: Sede de Vingança (2018)

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Esse pesadelo psicodélico e sangrento estrelado por Nicholas Cage possui vários elementos de fantasia, mas a seita liderada por Jeremiah Sand (Linus Roache) é bem realista. Sand se vê como um homem santo, inquestionável e possuidor de uma visão única, enquanto seus seguidores se curvam diante de suas ordens e de seus imaturos desejos e ataques de raiva. Eles obedecem fielmente quando Sand ordena um ataque contra o casal formado por Red (Cage) e Mandy (Andrea Riseborough), sequestrando-a e colocando Red em uma jornada violenta e alucinante.

9. Apóstolo (2018)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nesse terror ambientado no início do Século 20, Thomas Richardson (Dan Stevens) parte em direção a uma ilha para resgatar sua irmã (Elen Rhys), que foi sequestrada por uma seita que vive isolada no local. Passando-se por um novo fiel, ele conhece o líder Malcolm Howe (Michael Sheen) e entra em contato com os horrores e as disputas internas escondidas pelo local.

10. Midsommar (2019)

Prime Video · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Depois de passar por uma tragédia na família, a jovem Dani (Florence Pugh) e seu namorado Christian (Jack Reynor) viajam para o interior da Suécia para participarem da realização de uma cerimônia tradicional. Mas como nada é perfeito, o ritual não é bem o que eles esperavam, e para ser concluído necessita que eles se comprometam de corpo e alma.

Bônus: Séries

1. Por Dentro da Mente do Criminoso (2017)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB

Com imagens fortes e relatos chocantes, o terceiro episódio da série Por Dentro da Mente do Criminoso mostra quatro casos de seitas religiosas e políticas que acabaram em violência e/ou mortes: a Família Manson, o Templo do Povo dos Discípulos de Cristo, o Ramo Davidiano e a Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Os especialistas consultados explicam quais eram as características que permitiam que os líderes dessas seitas acumulassem até milhares de seguidores fiéis, mesmo submetendo-os a abusos físicos e psicológicos.

2. Wild Wild Country (2018)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Um movimento que quase termina em uma explosão de violência foi a comuna montada pelos seguidores do guru Osho nos EUA. Os antecedentes e o desfecho dessa história são mostrados na fantástica série de documentários Wild Wild Country, sobre a qual já comentei aqui.

3. Nós Somos a Onda (2019)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nós Somos a Onda é uma nova adaptação da história do filme A Onda. Dessa vez, o movimento radical é iniciado pelo próprios adolescentes, com a motivação de combater a ascensão do neonazismo e injustiças sociais na sociedade alemã. Porém, eles precisam tomar cuidado para não se tornarem os monstros que estão tentando combater.

4. Nada Ortodoxa (2020)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Na mesma veia que One of Us, a minissérie Nada Ortodoxa é inspirada na história real de Deborah Feldman, que passou por uma traumática separação de suas raízes ultraortodoxas e já não tem nenhum contato com sua família há mais de 10 anos.

5. The Plot Against America (2020)

HBO Go · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nessa versão alternativa da História dos EUA, baseada em um romance de 2004, a eleição presidencial de 1940 é vencida por Charles Lindbergh (Ben Cole), um popular aviador e herói nacional que possuía visões de extrema-direita e, suspeita-se, era um simpatizante nazista. A minissérie mostra as consequências do crescimento de Lindbergh sobre a vida de uma típica família judaica, que passa a lidar com ataques antissemitas cada vez mais frequentes e violentos. A retórica do novo presidente e sua relação amigável com a Alemanha Nazista criam um generalizado clima de intolerância, no qual é impossível a democracia sobreviver.