Mulher-Maravilha marca o primeiro grande filme de super-heróis protagonizado por uma mulher, abrindo caminho para mais filmes solos de super-heroínas. Mas as protagonistas femininas nos filmes de ação, apesar de relativamente raras, têm uma longa história. Os primeiros nomes que vem à cabeça ao fazer uma lista como essa são Ellen Ripley e Sarah Connor, lendas supremas. Porém, vamos focar em filmes mais recentes ou, pelo menos, desse século.
10. A Espiã Que Sabia De Menos
Nessa comédia de ação, Melissa McCarthy mostra que é perfeitamente capaz de se tornar uma heroína de ação enquanto nos lembra do quão boa ela é como comediante. O filme supera inclusive outras incursões da atriz no gênero, como As Bem-Armadas e Caça-Fantasmas.
9. Victoria
Victoria pode ter um início lento, mas uma vez que a ação começa o espectador para de respirar. Mais detalhes aqui.
8. Jogos Vorazes
Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) pode não ter alcançado Ellen Ripley e Sarah Connor, mas ela chegou perto o suficiente. Com uma personalidade forte e bem desenvolvida, ela não representa um ideal de heroísmo, mas sim o heroísmo de qualquer pessoa que segue lutando mesmo quando a sorte não está a seu favor.
7. A Toda Prova
Nesse singelo thriller de espionagem, Gina Carano desce muita porrada e um pouco mais. A história e a narrativa podem não ser lá essas coisas, mas é o tipo de filme que compensa pela ação. Apenas veja esse trailer.
6. Hanna
Quando uma adolescente geneticamente modificada acha que está preparada para a missão para a qual ela foi treinada durante toda sua vida, a ação começa. E fica alucinante.
5. Rogue One – Uma História Star Wars
Eu ainda acho que a protagonista de Rogue One – Uma História Star Wars poderia ter mais destaque na estória, mas vê-la liderando a heroica missão que conseguiu roubar as plantas da Estrela da Morte foi radical o suficiente. Crítica aqui.
4. Salt
A trama de Salt pode ser um tanto exagerada, mas atinge com louvor seu objetivo: dar a Angelina Jolie a oportunidade de interpretar uma assassina imbatível e implacável, com direito a memoráveis sequências de ação. Em vários sentidos, lembra o (agora) aclamado e quase cult Despertar de um Pesadelo.
3. Kill Bill: Volume 1
A Noiva (Uma Thurman) dispensa apresentações e se inspira fortemente nos filmes de ação dos anos 1970 para derramar muitos litros de sangue na primeira dessa extravaganza do diretor Quentin Tarantino.
2. No Limite do Amanhã
Ok, oficialmente o personagem de Tom Cruise é o protagonista desse aqui, mas a Sgt. Rita Vrataski (Emily Blunt) rouba a cena e acaba se tornando o grande destaque do filme (crítica aqui). Algo semelhante quase acontece em Missão Impossível – Nação Secreta, sobre o qual escrevi aqui.
1. Mad Max – Estrada da Fúria
A Imperatriz Furiosa de Charlize Theron já nasceu clássica e deve permanecer assim. Comentário aqui.
Bônus Round: terror e suspense
Uma pequena lista de menções honrosas nos gêneros de terror e suspense: