Modo Noturno:

12 Filmes de Espionagem Baseados em Histórias Reais

Obviamente, não é possível saber o nível de fidelidade aos fatos desses doze filmes de espionagem baseados em histórias reais. Tudo o que podemos fazer é não levar essas dramatizações ao pé da letra e sempre desconfiar da história que está sendo contada.

1. As Espiãs de Churchill (2019)

a call to spy

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Durante a Segunda Guerra Mundial, a inteligência britânica precisa aprender na base da tentativa e erro como infiltrar agentes na França ocupada, com o intuito de dar suporte à resistência local. A partir de determinado ponto, os britânicos começam a recrutar mulheres para o serviço, na esperança de que elas serão menos suspeitas aos olhos dos soldados e da contrainteligência alemã. O esforço vale a pena, resultando em heroínas de guerra como Virginia Hall (Sarah Megan Thomas) e Noor Inayat Khan (Radhika Apte), apesar das missões terem resultados trágicos para várias delas.

2. The Catcher Was a Spy (2018)

the catcher was a spy

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O filme conta a história de Moe Berg (Paul Rudd), um ex-jogador de basebol que se torna espião para o governo dos EUA, trabalhando por aproximadamente dez anos para a inteligência do país.

3. Ponte de Espiões (2015)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Ponte de Espiões mostra o inferno pessoal pelo qual o advogado James Donovan (Tom Hanks) passou nos anos 1950 ao ser destacado para defender o espião soviético Rudolf Abel (Mark Rylance). Apesar de ser um cidadão comum (na época, atuava como advogado de seguros), ele foi uma das primeiras pessoas a orquestrar uma troca de prisioneiros com os soviéticos após a construção do Muro de Berlim.

4. Operação Final (2018)

operação final

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Quando o criminoso de guerra nazista Adolf Eichmann (Ben Kingsley) é localizado na Argentina, o governo israelense prefere não perder tempo com um pedido de extradição, já que os argentinos estavam sempre negando a medida. Ao invés disso, a inteligência israelense envia uma equipe, incluindo os agentes Peter Malkin (Oscar Isaac) e Rafi Neitan (Nick Kroll), para capturar o criminoso e tirá-lo do país sem o conhecimento das autoridades argentinas.

5. O Espião Inglês (2020)

the courier

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Em 1960, o representante comercial britânico Greville Wynne (Benedict Cumberbatch) é recrutado pelo MI6 para agir como espião a serviço do país, aproveitando suas viagens para trazer segredos vazados pelo militar russo Oleg Penkovsky (Merab Ninidze). A atuação dos dois homens proveu informações vitais para estabilizar as relações entre os EUA e a União Soviética.

6. Judas e o Messias Negro (2021)

HBO Max · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Preocupado com a crescente influência política do Partido dos Panteras Negras, o FBI recruta o adolescente William O’Neal (LaKeith Stanfield) para se infiltrar na organização e manter as autoridades informadas sobre o funcionamento interno. A ação resulta na morte de Fred Hampton (Daniel Kaluuya), um jovem e promissor líder do movimento negro em Chicago. Crítica completa aqui.

7. Munique (2005)

munique

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Clique para comprar (em inglês)

O filme conta a história da chamada Operação Ira de Deus, que foi basicamente um esquadrão da morte montado pela inteligência israelense para assassinar pessoas envolvidas no Massacre de Munique. A ideia era vingar as mortes dos onze atletas israelenses mortos durante o ataque terrorista, mas alguns dos agentes começam a questionar o custo moral da missão.

8. O Anjo do Mossad (2018)

o anjo do mossad

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Clique para comprar (em inglês)

O filme dramatiza a atuação de Ashraf Marwan (Marwan Kenzari) como espião entre o governo egípcio e o governo israelense durante os eventos que antecederam a Guerra do Yom Kippur, adotando a tese de que ele estava tentando evitar o conflito. Apesar da verdadeira natureza dos seus atos ser polêmica, ele é considerado um herói tanto pelos egípcios quanto pelos israelenses.

9. Argo (2012)

HBO Max · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Clique para comprar

Quando a revolução iraniana de 1979 eclodiu, a embaixada americana em Teerã foi invadida e dezenas de funcionários foram tomados como reféns por vários anos. Porém, seis deles conseguiram escapar antes da invasão se concretizar e se refugiaram na embaixada canadense na cidade. O filme Argo conta a história real da operação montada pela CIA e liderada pelo agente Tony Mendez (Ben Affleck) para resgatar os seis americanos de um país que estava se tornando cada vez mais hostil aos EUA.

10. Wasp Network (2019)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Clique para comprar

Nos anos 1990, o governo cubano montou uma rede de espiões nos EUA para se infiltrar dentre os dissidentes que se refugiaram no país. Os membros da Rede Vespa tiveram sucesso até 1998, quando o FBI conseguiu identificá-los e prendê-los. Crítica completa aqui.

11. Quebra de Confiança (2007)

quebra de confiança

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Robert Hanssen (Chris Cooper) talvez seja um dos maiores traidores da história dos EUA. O ex-agente do FBI forneceu segredos dos EUA para a União Soviética e para a Rússia entre os anos de 1979 e 2001, quando finalmente foi preso. Quebra de Confiança mostra como uma equipe conjunta do FBI e da CIA contou com a ajuda do novato Eric O’Neill (Ryan Phillippe) para confirmar as suspeitas sobre Hanssen.

12. A Hora Mais Escura (2012)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Teoricamente, A Hora Mais Escura conta a história da caçada do terrorista Osama Bin Laden pela CIA até 2011, quando uma operação militar conseguiu eliminar o terrorista em uma casa no Paquistão. Apesar de tentar ser isento, o filme foi acusado de adotar uma posição a favor do uso de tortura e de refletir a história oficial contada pela CIA. Em 2013, políticos americanos acusaram a CIA de ter fornecido informações confidenciais para os cineastas, que poderiam comprometer a segurança dos envolvidos na ação. Independente de todas as polêmicas, o filme é uma ótima dramatização dos eventos e talvez seja o mais próximo que chegaremos de entender o que realmente aconteceu.

Bônus: Minissérie O Espião (2019)

o espião

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

No mundo da espionagem, o termo “nosso homem em Damasco” é utilizado em diferentes contextos. A origem dele está na história de Eli Cohen, espião israelense interpretado por Sacha Baron Cohen (mais conhecido pelos filmes do personagem Borat) na minissérie da Netflix O Espião. Entre os anos de 1961 e 1965, Eli Cohen se infiltrou nos altos escalões do poder na Síria e forneceu informações vitais ao governo israelense durante esse período, sendo até hoje considerado um herói nacional.

Siga ou compartilhe: