Mais 15 Filmes de Ação Protagonizados por Mulheres

Depois do sucesso da lista com Os 10 Melhores Filmes de Ação Protagonizados por Mulheres, seguem mais 15 filmes que merecem ser conferidos.

15. Tomb Raider: A Origem (2018)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Tomb Raider: A Origem tinha tudo pra ir além dos típicos filmes baseados em vídeo games: uma heroína carismática interpretada por uma ótima atriz, uma história enxuta e a oportunidade de criar intensas e memoráveis cenas de ação. Porém, Alicia Vikander como a protagonista Lara Croft é o único elemento que realmente funciona nesse filme. Leia mais…

14. Millenium: A Garota Na Teia de Aranha (2018)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nessa nova encarnação, a “garota com a tatuagem de dragão” está muito próxima de ser uma versão feminina de James Bond, o que poderia funcionar muito bem caso o devido cuidado fosse tomado com o material. Ela já tem inclusive uma antagonista digna das aventuras do super-espião: Camilla Salander (Sylvia Hoeks), que é irmã da heroína e líder de uma temível e secreta organização criminosa. Leia mais…

13. Meu Ex é um Espião (2018)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Duas amigas precisam escapar de assassinos internacionais depois que descobrem que o ex-namorado de uma delas é um agente da CIA. A diretora Susanna Fogel consegue manter a narrativa dessa comédia dinâmica e interessante, apesar de jamais alcançar o mesmo nível de comicidade de um A Espiã Que Sabia de Menos, por exemplo. O maior ponto forte dessa produção é a química entre Mila Kunis e Kate McKinnon, que funciona graças ao talento cômico das duas atrizes.

12. A Justiceira (2018)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O título brasileiro de A Justiceira é bem mais sincero do que o original: a protagonista, interpretada por Jennifer Garner, é basicamente uma versão feminina de Frank Castle, “O Justiceiro” dos quadrinhos, do cinema e da série da Marvel. Cinco anos depois do assassinato de seu marido e de sua filha por criminosos que ficaram impunes, ela volta para um dia de fúria e vingança nas violentas ruas de Los Angeles.

11. Close (2019)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Uma segurança (Noomi Rapace) aceita um serviço como guarda pessoal de uma garota (Sophie Nélisse) que acaba de herdar uma fortuna bilionária, e as coisas começam a dar errado rapidamente a partir daí. Close se destaca por ter um roteiro tão simples quanto emocionalmente ressonante, mas peca justamente no quesito ação e não aproveita 100% a disposição de Rapace como protagonista. Felizmente, a atriz ainda tem mais dois filmes nessa lista e o melhor está por vir.

10. Bumblebee (2018)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Depois de cinco produções ao longo de dez anos, ninguém mais acreditava que era possível inserir um filme decente na franquia Transformers. Porém, aqui está ele. Nesse spin-off que se passa antes da trama principal, vemos como o autobot Bumblebee chegou na Terra nos anos 1980 e se tornou amigo de uma jovem de 18 anos interpretada por Hailee Steinfeld. O que surpreende aqui é a profundidade emocional da trama e o genuíno senso de aventura evocado pelo roteiro, que eram pontos negligenciados nos filmes anteriores.

9. Conspiração Terrorista (2017)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Noomi Rapace interpreta uma agente da CIA que está tentando desvendar uma trama terrorista enquanto é caçada por várias agências e tem poucas pessoas em quem pode confiar. Esse é um thriller de ação genérico, porém muito bem executado. A presença de Rapace e de estrelas como Toni Colette, Orlando Bloom, Michael Douglas e John Malkovich consegue elevar a qualidade do material.

8. A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell (2017)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Essa adaptação do clássico de 1995 deixa de lado os temas profundos do material original para entregar um mediano (ainda que visualmente estimulante) filme de ação. Transferindo fielmente para live action algumas das icônicas cenas do anime, A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell se concentra na forma, e não no conteúdo. Leia mais…

7. O Peso do Passado (2018)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

A diretora Karyn Kusama, conhecida por filmes como Boa de Briga e O Convite (comentário aqui), nos entrega uma Nicole Kidman amarga, violenta e irreconhecível em O Peso do Passado. Kidman interpreta uma detetive da polícia de Los Angeles que está em busca de um criminoso ligado ao seu passado e às escolhas lamentáveis que ela fez ao longo da vida. Apesar de estar mais para um drama policial, a ação aqui tem alguns momentos memoráveis.

6. Alita: Anjo de Combate (2019)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Uma vez que o espectador se acostuma com os olhos gigantes de sua protagonista (gerada por computador a partir da interpretação da atriz Rosa Salazar), Alita: Anjo de Combate se mostra uma agradável surpresa. A ação é muito mais intensa e violenta do que o material de divulgação deixa transparecer, resultando em uma empolgante (ainda que, previsível) aventura.

5. Onde Está Segunda? (2017)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Em um futuro no qual o número de filhos por família é limitado pelo governo, sete irmãs gêmeas (interpretadas por Noomi Rapace) compartilham uma única identidade, com cada uma assumindo o papel em um dia da semana. Quando a responsável pela segunda-feira não retorna para casa, as outras seis precisam se arriscar para descobrir seu paradeiro. Com nomes como Glenn Close e Willem Dafoe, esse é um thriller capaz de surpreender e impressionar como poucos filmes fazem hoje.

4. Homem-Formiga e a Vespa (2018)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O diretor Peyton Reed e os produtores do MCU seguem a fórmula de comédia, ação e drama familiar usada no primeiro filme, mas dessa vez a ação fica em segundo plano. A comédia está ótima como sempre, mas são os momentos mais dramáticos que elevam o material ao nível de qualidade esperado da franquia. Leia mais…

3. A Vilã (2017)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nessa mistura de Nikita: Criada Para Matar com Operação Invasão 2 (crítica aqui), uma criminosa é recrutada e treinada para se tornar uma assassina profissional. Porém, durante uma missão, alguém do seu passado reaparece e a coloca de volta no caminho de vingança que a levou a se tornar criminosa em primeiro lugar. Enquanto o roteiro pode ser um tanto quanto novelesco em determinados pontos, a ação e a cinematografia não decepcionam nesse alucinante thriller sul coreano.

2. Atômica (2017)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Charlize Theron entra 100% no modo John Wick nessa caricata e estilosa trama de espionagem na Berlim dos anos 1980. A atriz treinou duro e fez as próprias cenas de luta, dispensando dublês e permitindo que o diretor David Leitch fizesse takes mais claros e longos. O resultado pode ser visto nas intensas e brutais cenas de ação de Atômica, que consolidam a atriz como um dos grandes nomes atuais do cinema de ação.

1. Star Wars: Os Últimos Jedi (2017)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

As 2 horas e 30 minutos de duração de Star Wars: Os Últimos Jedi entregam uma montanha-russa de ação e emoção que a maioria das séries da atualidade não entregam nem com 10 ou mais episódios. Com algumas das batalhas espaciais e duelos de sabre de luz mais impressionantes da franquia, esse capítulo é um veículo completo de entretenimento. Leia mais…

Bônus: Lançamentos Futuros

Esses são alguns dos filmes de ação protagonizados por mulheres que serão lançado no futuro próximo (links para os trailers):

Capitã Marvel

A Vigilante

Furie (Hai Phuong)

X-Men: Fênix Negra

MIB Homens de Preto: Internacional

Além disso, Jessica Chastain está produzindo os filmes de ação Eve e 355, que ela estrela ao lado de outras grandes atrizes. Chastain também tem interesse em fazer uma nova adaptação da heroína Painkiller Jane, mas o projeto parece estar enrolado.

Já Elisabeth Banks está dirigindo uma nova versão d’As Panteras, com Kristen Stewart, Naomi Scott e Ella Balinska nos papéis principais. O reboot vai estrear em novembro de 2019 e pode bater de frente com The Rhythm Section, thriller de espionagem estrelado por Blake Lively.

Vale a pena ficar de olho também nos lançamentos de Black and Blue (com Naomie Harris), The Killer (com Lupita Nyong’o), The Old Guard (com Charlize Theron), Hummingbird e Monster Hunter (os dois últimos com Milla Jovovich).