28 Filmes para Entender a Guerra Fria

Clique aqui para ver a primeira parte

15. O Que É Isso Companheiro? (1997)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Esse filme brasileiro dramatiza o sequestro do embaixador americano Charles Elbrick em setembro de 1969 (durante a ditadura militar brasileira), realizado pelo Movimento Revolucionário Oito de Outubro. O governo militar acabou cedendo às exigências do movimento e libertou 15 prisioneiros políticos, além de permitir a ida dos sequestradores para o México.

16. O Grupo Baader-Meinhof (2008)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O filme mostra a história real da trajetória do grupo terrorista de extrema-esquerda auto-intitulado Facção do Exército Vermelho, que foi fundado em 1970 e ficaria conhecido na mídia como o grupo Baader-Meinhof. A organização atuou na Alemanha e em outras partes da Europa ao longo de três décadas, deixando 34 mortos e centenas de feridos.

17. The Post: A Guerra Secreta (2017)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Em The Post: A Guerra Secreta, vemos os bastidores da publicação pelo jornal Washington Post (em 1971) dos famosos Papéis do Pentágono: um estudo sobre as relações entre os EUA e o Vietnã de 1945 até 1967, o que inclui 12 anos da Guerra do Vietnã.

Dentre as revelações mais bombásticas feitas pelos documentos, estão o fato de que as operações militares da citada guerra haviam se estendido para os países vizinhos do Laos e Camboja, constituindo assim guerras secretas das quais o contribuinte americano não tinha conhecimento.

Além disso, o estudo também deixou claro que, ao longo dos anos, várias administrações do país não apenas mentiram para o público mas também decidiram continuar o esforço de guerra mesmo sabendo que não havia como alcançar uma vitória, gastando milhões de dólares e milhares de vidas apenas para não admitir a derrota.

18. O Espião Que Sabia Demais (2011)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Quando o ministro das Relações Exteriores recebe a informação de que há um agente duplo infiltrado nos altos escalões da inteligência britânica, só lhe resta recrutar o aposentado mestre-espião George Smiley (Gary Oldman) para desvendar a intricada trama de traição e manipulação.

Ambientado em 1973, O Espião Que Sabia Demais é vagamente inspirado no caso dos Cinco de Cambridge, quando um grupo de agentes duplos à serviço da KGB foi, ao longo de vários anos, descoberto nos topos das hierarquias do MI6 e do MI5.

O filme faz um bom resumo do best-seller de John Le Carré no qual ele é baseado, mas a mini-série Tinker Tailor Soldier Spy adapta o material com mais fidelidade e realismo. Nessa mesma pegada, vale lembrar da série The Sandbaggers, de 1979. Leia o comentário sobre essas duas séries aqui.

19. Os Gritos do Silêncio (1984)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Os Gritos do Silêncio é baseado na história real dos jornalistas Sydney Schanberg (Sam Waterson) e Dith Pran (Haing S. Ngor), dois correspondentes de guerra pegos de surpresa pela brutalidade do Khamer Rouge no Camboja durante a Guerra do Vietnã. Enquanto Schanberg consegue sair do país por ser estrangeiro, Pran é preso pelo regime comunista e passa vários anos em uma fazenda de trabalhos forçados.

Em 1970, o governo monárquico do Camboja (que tolerava a atuação em seu território de milícias comunistas do Vietnã do Norte) foi derrubado e substituído por um governo militar amigável aos EUA. Isso fez com que os monarquistas se aliassem aos seus antigos inimigos do Khamer Rouge, cuja popularidade estava em alta devido aos bombardeios americanos.

Uma vez que o grupo radical chegou ao poder em 1975, jornalistas, pessoas com alto grau de escolaridade e especialistas em suas áreas foram considerados inimigos do governo, presos em campos de reeducação e, em muito casos, assassinados.

20. O Mensageiro (2014)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O Mensageiro é baseado na vida de Gary Webb (Jeremy Renner), repórter que em 1997 publicou a série de artigos intitulada Dark Alliance no jornal San Jose Mercury News. As matérias tratavam do envolvimento da CIA na epidemia do uso de drogas que assolou os EUA nos anos 1980. Apesar de imprecisas e de alguma forma exageradas, as descobertas de Webb estavam muito mais próximas da verdade do que o governo e grandes membros da imprensa estavam dispostos a admitir.

Segundo Webb, no fim da década de 1970 e início da de 1980, a CIA estava facilitando o tráfico de drogas da América do Sul para levantar fundos para financiar os Contras, um grupo paramilitar de direita que supostamente lutava contra o governo socialista da Nicarágua. Posteriormente, a CIA tentaria financiar os Contras por meio da venda de armas para o Irã, revelada no escândalo que ficou conhecido como Irã-Contras.

21. Feito na América (2016)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Parte da história revelada em O Mensageiro é dramatizada de forma exagerada no filme Feito na América, no qual Tom Cruise interpreta o piloto Barry Seal, um americano que chegou a trabalhar simultaneamente para a CIA e para o Cartel de Medellín.

22. Jogos do Poder (2007)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O filme satiriza a história real de como o senador Charlie Wilson (Tom Hanks), a socialite Joanne Herring (Julia Roberts) e o agente da CIA Gust Avrakotos (Philip Seymour Hoffman) costuraram nos anos 1980 uma guerra secreta no Afeganistão, armando e financiando jihadistas contra os soviéticos. O mujahidin mais famoso a receber esse apoio norte-americano foi ninguém menos que Osama bin Laden.

23. A Vida dos Outros (2006)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Em 1984, um agente da temida Stasi se envolve mais do que deveria na vida do casal de artistas que ele e seus colegas estão monitorando. O filme mostra o quão longe ia o alcance de uma das mais efetivas agências de inteligência e repressão da história da humanidade, além do possível impacto humano do trabalho realizado por ela.

24. Caçada ao Outubro Vermelho (1990)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Ambientado em 1984, Caçada ao Outubro Vermelho mostra os esforços de autoridades americanas e russas para localizar um submarino nuclear russo que desaparece dos radares e cujo capitão, Marko Ramius (Sean Connery), parece estar agindo por conta própria. Enquanto a maioria das autoridades americanas temem um ataque clandestino (não autorizado pelas autoridades soviéticas), o analista da CIA Jack Ryan (Alec Baldwin) acredita que o capitão pretende desertar para os EUA.

25. A Casa da Rússia (1990)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nessa história ambientada em 1987 (e também baseada em uma obra de John Le Carré), o escritor britânico Barley Blair (Sean Connery) é convocado pelo MI6 depois que um pacote contendo segredos militares soviéticos é endereçado a ele. A remetente é a russa Katya Orlova (Michelle Pfeiffer), com quem Blair se envolve romanticamente quando vai a Moscou conhecê-la. Interesses pessoais se misturam com os interesses das potências envolvidas nessa inteligente história de espionagem.

26. Adeus, Lenin! (2003)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Em 1990, quando Christiane (Katrin Saß) acorda de um coma meses depois da queda do Muro de Berlim, seu filho Alex (Daniel Brühl) decide que a melhor forma de evitar que ela tenha um outro ataque é criando a ilusão de que a Alemanha Oriental ainda está isolada do Ocidente.

Christiane havia dedicado parte de sua vida ao Partido Socialista Unificado da Alemanha e acreditava que o socialismo poderia realmente melhorar a vida em seu país. Alex não compartilhava das ideias da mãe, mas também dá sinais de que está sofrendo de ostalgie, a nostalgia pelo estilo de vida no lado socialista do país, que foi onde ele nasceu, cresceu e viveu momentos felizes durante a infância.

27. O Senhor das Armas (2005)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

A dissolução da União Soviética (em 1991) foi um dos melhores momentos na vida do traficante de armas ucraniano Yuri Orlov (interpretado por Nicholas Cage e inspirado no traficante internacional de armas Viktor Bout).

Com um governo central enfraquecido, o gigantesco arsenal militar produzido pela URSS durante a corrida armamentista da Guerra Fria ficou à mercê de militares desiludidos e corruptos, que rapidamente se tornaram fornecedores para vários traficantes internacionais de armas. Essa é uma das maiores heranças da Guerra Fria.

28. Maré Vermelha (1995)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Uma outra grande herança desse período foi a paranoia.

Em Maré Vermelha, os dois oficiais de mais alta patente em um submarino nuclear americano entram em conflito depois que uma ordem de ataque é parcialmente recebida durante uma crise provocada por rebeldes russos, que podem ter tomado o controle do arsenal nuclear do país. Enquanto, o capitão Frank Ramsey (Gene Hackman) resolve partir para o ataque, o seu segundo em comando, tenente comandante Ron Hunter (Denzel Washington), prefere prosseguir com cautela e só iniciar uma guerra nuclear quando a ordem for confirmada.