Modo Noturno:

15 Ótimos Filmes sobre Liderança

1. Maré Vermelha (1995)

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Quando um capitão (Gene Hackman) e o primeiro-oficial (Denzel Washington) de um submarino nuclear entram em desacordo em relação a uma importante decisão, seus estilos de liderança entram em choque. Quando um preza pela rigidez do regulamento, o outro preza pela emergência da situação. Enquanto um tenta fazer sua autoridade ser respeitada pela força da hierarquia, o outro recorre ao bom senso da tripulação diante de uma situação que pode afetar o futuro da humanidade. Uma vez que estão sem comunicação com o mundo externo, não é possível dizer que nenhum dos dois está completamente certo ou completamente errado.

2. A Última Fortaleza (2001)

Prime Video · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Um ato de insubordinação leva o General Eugene Irwin (Robert Redford) a ser encarcerado em uma prisão militar para cumprir seus 10 anos de pena. O que ele não esperava é que acabaria liderando uma rebelião no presídio, levando ex-soldados sem perspectivas de futuro a mais uma vez seguirem a disciplina militar e se levantarem para exigir seus direitos como seres humanos.

3. Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo (2003)

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Durante as Guerras Napoleônicas, o Capitão Jack Aubrey (Russel Crowe) precisa liderar a tripulação do HMS Surprise em uma importante missão. Mais que isso, ele precisa garantir a fidelidade dos tripulantes mesmo quando toma decisões controversas, além de ensinar jovens oficiais a serem líderes de verdade, sem depender de patente para serem respeitados e levados a sério.

4. Star Trek (2009)

Prime Video · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O Capitão Christopher Pike (Bruce Greenwood) vê no jovem e rebelde James T. Kirk (Chris Pine) o potencial para se tornar um ótimo cadete da Frota Estelar. Pouco tempo depois de sua graduação, Kirk enfrenta uma emergência que vai colocar à prova não apenas o que ele aprendeu na academia da Frota, mas também sua capacidade de liderança e sua humanidade.

5. Contágio (2011)

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Contágio mostra os esforços de políticos e profissionais da saúde para conter uma pandemia de uma misteriosa doença. O diretor Steven Soderbergh faz uso de uma narrativa quase documental para representar de forma realista os desafios enfrentados e a natureza do trabalho executado pelas pessoas que estão na linha de frente do combate ao patógeno e seus efeitos. A capacidade de liderança de políticos, diretores de agências e agentes de campo é testada em um cenário de altíssima complexidade.

6. O Espião Que Sabia Demais (2011)

HBO Go · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

O mestre-espião George Smiley (Gary Oldman) jamais desperdiça um gesto, uma palavra ou um olhar. Cada um de seus movimentos é friamente calculado, seja tomando uma xícara de chá ou seja perseguindo um sorrateiro traidor infiltrado pelos soviéticos nos altos escalões da inteligência britânica. Cada decisão que ele toma é baseada estritamente nas informações que possui em mãos. Se elas não são suficientes ou de confiança questionável, ele busca enriquecê-las ou confirmá-las. Sua calma e serenidade é tanta que ele parece incapaz de reagir de forma irracional a qualquer evento. Sendo um dos melhores que há no ramo, tanto sua equipe quanto seus “opositores” sabem que é importante não subestimá-lo.

7. Capitão Phillips (2013)

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Quando seu navio é abordado por piratas somalis, o capitão Richard Phillips (Tom Hanks) precisa improvisar, alternando entre ação, coordenação e negociação para tentar manter sua tripulação segura e encerrar a crise. Mesmo em uma situação limite, sob a mira de fuzis, ele está sempre calculando os riscos e tentando encontrar saídas racionais para o problema.

8. No Limite do Amanhã (2014)

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Uma das principais características de qualquer bom líder é que ele é capaz de formar outros líderes. E é justamente isso que a sargento Rita Vrataski (Emily Blunt) faz em No Limite do Amanhã: quando o burocrata e egoísta major William Cage (Tom Cruise) adquire uma habilidade que pode salvar a humanidade de uma invasão alienígena, ela puxa a responsabilidade de treinar o inexperiente major para se tornar não apenas um bom combatente mas também um bom líder. Crítica completa aqui.

9. Decisão de Risco (2015)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Quando uma missão de captura gera a necessidade de um ataque emergencial, a coronel Katherine Powell (Helen Mirren) quer puxar o gatilho e resolver a situação. Porém, a presença de civis na área complica a decisão, que deve passar por uma complicada cadeia de comando que envolve políticos e militares americanos e britânicos. Seja por motivos políticos, humanitários ou pessoais, poucos deles estão dispostos a assumir as consequências pela possível perda de vidas civis durante o ataque direto, apesar de vidas civis também estarem em risco se eles não fizerem nada.

10. O Cerco de Jadotville (2016)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

No auge da Guerra Fria, um pequeno grupo de soldados irlandeses é enviado para uma parte isolada do Congo em uma missão de paz da ONU. Porém, depois que eles ficam sob ataque de um exército de mercenários contratados pelo ditador do país, os políticos e burocratas os abandonam à própria sorte. O líder Pat Quinlan (Jamie Dornan) recorre então a sofisticadas e improvisadas estratégias de combate para resistir por vários dias a um ataque desproporcional. Baseado na história real do Cerco de Jadotville.

11. A Grande Jogada (2017)

Prime Video · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Depois de um tempo gerenciando para seu chefe um exclusivo jogo de poker para estrelas de Hollywood, a jovem Molly Bloom abre sua própria “empresa de eventos”, atraindo o mesmo tipo de jogadores e alguns ainda mais ricos. Porém, as conexões que alguns deles possuem com o mundo do crime acabam colocando-a na mira do FBI.

12. The Post: A Guerra Secreta (2017)

Prime Video · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Em 1971, a então proprietária do jornal The Washington Post, Katharine Graham (Meryl Streep), fica diante de uma decisão para a qual ela não foi preparada: publicar ou não documentos secretos do governo dos EUA sobre a Guerra do Vietnã. Enquanto o editor Ben Bradlee (Tom Hanks) a pressiona para dar a autorização (e correrem o risco de serem presos), ela precisa levar em conta diversos fatores, como seu patriotismo e suas relações de amizade com alguns dos envolvidos no escândalo, além da certeza de que o presidente Richard Nixon iria retaliar. No fim, ela segue seus instintos e faz a coisa certa, o que é tudo o que um bom líder precisa fazer em certas situações.

13. 6 Dias (2017)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Em abril de 1980, um grupo de terroristas invadiu a embaixada iraniana em Londres e fez 26 reféns. Enquanto o negociador da polícia Max Vernon (Mark Strong) se esforçava para conseguir uma solução pacífica para a situação, o jovem Rusty Firmin (Jamie Bell) liderava uma equipe da SAS em um treinamento exaustivo para o caso de uma invasão armada da embaixada se tornar necessária.

14. O Rei (2019)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nessa adaptação da obra de Shakeaspeare, o jovem Hal (Timothée Chalamet) se torna o rei Henrique V da Inglaterra, e percebe que junto com o poder monárquico vem a solidão do trono. Por mais que tenha conselheiros e seguidores, nenhum outro homem compartilha sua responsabilidade. Isso não seria um problema se, assim como seu pai, ele não se importasse com os efeitos colaterais e as consequências de longo prazo de suas decisões. Porém, Hal tenta ser um dignitário sério e zeloso com o povo e com a União. Crítica completa aqui.

15. Ford vs Ferrari (2019)

Google Play · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nessa dramatização dos eventos que cercaram as 24 Horas de Le Mans de 1966, o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon) é encarregado de construir um carro bom o suficiente para vencer a Ferrari na tradicional corrida. Mas seu real desafio é gerenciar o conflito entre o impulsivo piloto Ken Miles (Christian Bale) e a limitada visão corporativa dos executivos da Ford Motor Company. Veja a crítica completa aqui.