Modo Noturno:

10 Vídeos e Filmes Que Ajudam a Entender a Realidade do Irã

1. As origens do poder do Irã (2018)

O vídeo acima apresenta um breve resumo da História recente do Irã, mencionando suas raízes no Império Persa e sua relação com o Islamismo.

Até 1953, o país era governado pelo primeiro-ministro Mohammed Mossadegh, enquanto o Xá Mohammad Reza Pahlavi era um monarca que exercia um papel mais simbólico do que político. Porém, a crise política que se iniciou em 1951, quando Mossadegh nacionalizou uma empresa britânica de exploração de petróleo, culminou no golpe de Estado de 1953, que destituiu o primeiro-ministro e alçou o Xá a líder absoluto.

Com o apoio dos EUA e do Reino Unido, o Xá deu início a uma série de reformas que pretendia modernizar e ocidentalizar o país. Porém, a oposição de parte da população a essas reformas foi combatida de forma ditatorial, com prisões políticas, torturas e assassinatos. Esse período teve fim em 1979, quando um levante popular fez eclodir a chamada Revolução Iraniana.

2. Argo (2012)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Quando a revolução de 1979 eclodiu, a embaixada americana em Teerã foi invadida e dezenas de funcionários foram tomados como reféns por vários anos. Porém, seis deles conseguiram escapar antes da invasão se concretizar e se refugiaram na embaixada canadense na cidade.

O filme Argo conta a história real da operação montada pela CIA para resgatar os seis americanos de um país que estava se tornando cada vez mais hostil aos EUA. A relação entre as duas potências continuaria tensa nas décadas seguintes, marcadas por sansões econômicas, pela derrubada de um avião civil iraniano pelos americanos e pela retomada do programa nuclear do país persa.

3. Sob a Sombra (2016)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Após o período da Consolidação da Revolução, a vida mudou para muitos iranianos, e a protagonista do terror Sob a Sombra tem que lidar com essa nova realidade: impedida de continuar seus estudos para se tornar médica e sem a presença do marido (médico que foi enviado para o fronte da Guerra Irã-Iraque, que teve início em 1980), ela precisa cuidar sozinha da filha em uma cidade que está sob bombardeios e em um país no qual as mulheres tem cada vez menos perspectivas de sucesso e independência.

A situação fica ainda pior quando mãe e filha têm que lidar com um jinn, uma entidade maligna que serve como metáfora para os tempos sombrios que estavam por vir.

4. O Apedrejamento de Soraya M. (2008)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Ainda nos anos 1980 e longe dos grandes centros urbanos, costumes fundamentalistas e ultra-conservadores voltam a reinar dentre a população. Em O Apedrejamento de Soraya M. é mostrado como um marido abusivo e violento manipula os estatutos da xaria (lei religiosa islâmica, apesar do país também aceitar o cristianismo e o judaísmo) para levar ao apedrejamento de sua esposa pelo crime de infidelidade.

O Irã é um dos países do mundo onde mais se utiliza a pena de morte, sendo aplicável para diversos tipos de crimes. O método mais comum é o enforcamento, apesar de, teoricamente, os juízes ainda poderem aplicar o apedrejamento em certos casos.

5. A Separação (2011)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Dirigido por Asghar Farhadi e vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2012, A Separação conta uma história de divórcio que expõe os diversos tipos de conflitos que permeiam a atual sociedade iraniana, que não são muito diferentes daqueles que existem em qualquer sociedade humana. O filme mostra que o país não se resume a clérigos e extremistas religiosos, possuindo uma sociedade diversa e complexa, composta por pessoas normais que no fim das contas também estão apenas tentando viver as suas vidas.

Em 2016, Farhadi lançou O Apartamento, filme que trata de temas semelhantes e que também foi premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Entretanto, o diretor não compareceu à cerimônia em protesto ao “banimento de muçulmanos” promovido pelo presidente Donald Trump com a Ordem Executiva 13769.

6. Isto Não É Um Filme (2011)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Depois de ser confinado em prisão domiciliar e proibido por 20 anos de participar da produção de filmes, o diretor e ativista iraniano Jafar Panahi realizou em sua própria casa o documentário Isto Não é Um Filme. Parcialmente filmada com um iPhone, a produção mostra o dia-a-dia de Panahi em seu apartamento enquanto ele compartilha ideias, acompanha o andamento de seus processos judiciais e tenta explicar como seria o filme que ele estava começando a fazer antes de ser preso.

7. Visualtraveling: The Persian Version (2014)

Esse vídeo “radical” mostra a experiência que um grupo de skatistas vive ao visitar o Irã (e alguns outros países do Oriente Médio) à convite de um dos poucos praticantes do esporte no país. Com exceção de dois americanos (que são acompanhados 24h por dia por um “guia” que diz o que eles podem ou não fazer), os visitantes exploram as ruas e a nascente cultura skatista de Teerã, conhecendo algumas das peculiaridades e limitações com as quais a juventude do país tem que lidar.

8. Garota Sombria Caminha Pela Noite (2014)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Dirigido por uma descendente de iranianos e filmado na Califórnia, Garota Sombria Caminha Pela Noite utiliza belos visuais e um estilo semelhante ao faroeste para mostrar os ataques de uma vampira e de um jovem delinquente na fictícia cidade iraniana de Bad City. Esse artigo fala das várias camadas que compõem a produção e das várias formas como ela pode ser interpretada, e pontua:

Ao fazer o filme no idioma persa e empregando um elenco quase inteiramente iraniano, Garota Sombria Caminha Pela Noite parece mostrar um belo dedo do meio para as leis de censura, realizando um filme cuja audiência é implicitamente iraniana, mas cuja existência jamais seria permitida no país.

9. Zero Days (2016)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

No documentário Zero Days, o diretor Alex Gibney faz uma apanhado de tudo o que se sabe sobre o desenvolvimento e aplicação do worm de computador conhecido como Stuxnet, desenvolvido pelos Estados Unidos e por Israel para impossibilitar o programa nuclear iraniano. O filme adiciona alguns detalhes antes desconhecidos e incorpora entrevistas de engenheiros de segurança, jornalistas e ex-funcionários do governo dos EUA.

O resultado é um rico resumo do que pode ser considerado o primeiro ataque cibernético militar da história, além de uma importante reflexão sobre as discussões que precisam ser realizadas diante dessa nova realidade.

Leia mais sobre esse caso e suas repercussões aqui.

10. Lugares incríveis no Irã: cultura, compras e gastronomia (2019)

Nesse vídeo do canal GNT, o apresentador Pedro Andrade percorre alguns dos mais belos marcos históricos e culturais do Irã, além de entrar em contato com a população e a gastronomia locais. Sua principal conclusão é de que esse é um país muito mais complexo e multifacetado do que aquele que vemos diariamente no noticiário. Apesar das restrições impostas pelo regime teocrático, há também felicidade e normalidade na vida diária de milhões de pessoas.

Leitura complementar