10 Ótimos Filmes Sobre Ética e Negócios

O Informante (1999)

Jeffrey Wingand (Russel Crowe), um pesquisador da área de saúde pretende denunciar as práticas quase criminosas da indústria do tabaco nos EUA, mas a corporação para a qual ele trabalhava não facilita a decisão. Depois que ele faz uma explosiva entrevista com um influente programa de televisão, o produtor Lowell Bergman (Al Pacino) tem que enfrentar os executivos da emissora, já que a exibição da entrevista pode ir contra seus interesses financeiros. Baseado em eventos reais.

São pessoas ordinárias sob uma pressão extraordinária, Mike. O que diabos você esperava? Graça e consistência?

Syriana: A Indústria do Petróleo (2005)

O filmes segue várias histórias paralelas. Bob Barnes (George Clooney), um agente da CIA, descobre que a agência está sendo usada para defender os interesses de um grupo de homens de negócio. Bryan Woodman (Matt Damon) é um analista de energia que tenta fazer a coisa certa enquanto capitaliza sobre a morte acidental de seu filho mais velho. Bennett Holiday (Jeffrey Wright) é um advogado que tenta analisar e remover os empecilhos para a fusão de duas grandes empresas de energia.

Acusações de corrupção! Corrupção? Corrupção é a intrusão do governo na eficiência do mercado na forma de regulamentações. Isso é de Miltron Friedman. Ele ganhou um maldito Prêmio Nobel por isso. Nós temos leis contra a corrupção justamente para podermos praticá-la. A corrupção é a nossa proteção. A corrupção nos mantém seguros e aquecidos. É por causa da corrupção que eu e você estamos passeando por aqui ao invés de estar lutando por pedaços de carne nas ruas. É por causa da corrupção que nós ganhamos.

Conduta de Risco (2007)

Quando o advogado Arthur Edens (Tom Wilkinson) tem um colapso nervoso durante uma audiência, a firma para a qual ele trabalha chama o “resolvedor de problemas” Michael Clayton (George Clooney) para lidar com a situação. Porém, Clayton percebe que o cliente, uma grande corporação do agronegócio, parece estar escondendo algo mais sinistro que o normal.

Eu não sou cara que você mata. Eu sou o cara que você compra.

Cinturão Vermelho (2008)

Mike Terry (Chiwetel Ejiofor), um professor de jiu-jitsu em Los Angeles, tem que lidar com executivos de Hollywood e empresários brasileiros mal intencionados depois que começa a fazer negócios com eles, colocando sua filosofia de honra e honestidade em cheque.

Isso não é pra garantir que a luta seja justa. Em qualquer lugar em que dois caras estejam lutando por dinheiro, não tem como a luta ser justa.

Margin Call: O Dia Antes do Fim (2011)

Inspirado em um dos aspectos da crise econômica de 2008 e com um elenco estelar, Margin Call lança um olhar hipotético sobre os bastidores de um grande banco de investimentos americano. Depois que um analista descobre no fim do expediente que a maior parte dos ativos da empresa já não valem mais nada, vários níveis gerenciais da empresa se reúnem durante uma longa noite para decidir como lidar com a situação. O filme é um ótimo complemento para outras produções sobre essa crise, como A Grande Aposta e Trabalho Interno.

É só dinheiro. É de mentirinha. Pedaços de papel com imagens impressas apenas para que não tenhamos que matar uns aos outros para conseguir o que comer. Não é errado.

A Negociação (2012)

Quando encontramos Robert Miller (Richard Gere), um bilionário magnata dos fundos multimercado, ele está tentando vender seu império o mais rápido possível, antes que o comprador e os auditores descubram que ele já está praticamente falido. Porém, depois que sua amante morre em um acidente de carro provocado por ele, a investigação pode levar tudo por água abaixo.

Quando eu era pequeno, meu professor favorito era o senhor James. O senhor James dizia que os eventos do mundo giram ao redor de cinco coisas: G – R – A – N – A.

O Capital (2012)

Nesse cínico olhar sobre o mundo financeiro global, o jovem executivo Marc Tourneuil (Gad Elmaleh) se torna o presidente provisório do maior banco francês. Porém, ao invés de se limitar ao seu papel simbólico, ele entra de cabeça no jogo de poder, ganância e trapaça, tendo que lidar com acionistas e diretores que mudam de ideia e querem sua cabeça.

As pessoas acham que o dinheiro é uma ferramenta. Estão erradas. O dinheiro é o mestre. Quanto melhor você o serve, melhor ele o trata.

O Lobo de Wall Street (2013)

Baseado na história real de Jordan Belfort (interpretado por Leonardo DiCaprio), o filme mostra como o protagonista enriqueceu fraudando milhares de americanos comuns por meio de questionáveis transações financeiras. Uma grande ironia dessa produção é que ela foi financiada com dinheiro desviado do governo da Malásia pelo próprio primeiro ministro.

A única coisa que há entre você e os seus objetivos são as desculpas de merda que você dá pra você mesmo pra explicar porque você não consegue alcança-los.

O Ano Mais Violento (2014)

O honesto empresário Abel Morales (Oscar Isaac) tenta expandir seus negócios na Nova York de 1981, um dos anos mais violentos vistos pela cidade. Porém, além da criminalidade, ele também tem que lidar com pressões vindas de sua família, seus concorrentes, seus parceiros e da promotoria da cidade, levando-o até o limite de sua honestidade.

Quando você está com medo de pular, é exatamente quando você deve pular. Caso contrário, você acaba ficando no mesmo lugar a sua vida inteira, e isso eu não posso fazer.

Fome de Poder (2016)

O filme mostra a história real da fundação da rede McDonald’s, ou, mais exatamente, como o obstinado empreendedor Ray Kroc (Michael Keaton) “tomou” a ideia (e o nome) dos irmãos Dick (Nick Offerman) e Mac McDonald (John Carroll Lynch) e a transformou no império multinacional que conhecemos hoje.

Não é apenas o sistema, Dick. É o nome. Esse glorioso nome, McDonald’s. Ele poderia ser qualquer coisa que você queira… É ilimitado, é amplamente aberto… tem um som de… tem um som… tem o som da América. Isso comparado com Kroc… (…) Você comeria em um lugar chamado Kroc’s? Kroc tem um som bruto e eslávico. Kroc’s… Mas McDonald’s, caramba. Isso é beleza. Um cara chamado McDonald? Ele nunca será passado pra trás nessa vida.