10 Filmes com Intensas Lutas pela Sobrevivência

Jon Snow: Então pelo que você está lutando?
Beric Dondarrion: Pela vida. A morte é o inimigo. O primeiro inimigo… e o último.
Jon Snow: Mas todos nós morremos.
Beric Dondarrion: O inimigo sempre ganha. E ainda assim temos que combatê-lo. Isso é tudo o que sei.
Game of Thrones, S07E06

1. Louca Obsessão (1990)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Depois de sofrer um acidente durante uma nevasca, um escritor (James Caan) é resgatado por uma mulher (Kathy Bates) fanática pelo seu trabalho. O que inicialmente parece ser um golpe de sorte vai lentamente se tornando um pesadelo indescritível para o ferido e isolado autor.

Agora chegou a hora. Coloquei duas balas em minha arma. Uma pra mim, e uma pra você. Oh querido, vai ser tão lindo!

2. No Limite (1997)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

A amizade e a rivalidade entre um bilionário (Anthony Hopkins) e um fotógrafo (Alec Baldwin) vai até as últimas consequências quando os dois ficam isolados em uma floresta gelada. Espreitados por um implacável urso pardo e ressentidos um do outro, eles precisam colaborar se quiserem ficar vivos até o resgate chegar.

Sabe, uma vez eu li um interessante livro que dizia que a maioria das pessoas que se perdem na floresta morrem de vergonha. (…) “O que eu fiz errado? Como pude me colocar nessa situação?” E então elas simplesmente sentam lá e… morrem. Pois elas não fizeram a uma coisa que poderia salvar suas vidas: pensar.

3. Mar Aberto (2003)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Um casal é abandonado em alto mar pelo barco de turismo no qual estavam. Sozinhos na imensidão do oceano, eles podem contar apenas um com o outro para tentar sobreviver enquanto aguardam um eventual resgate. A história é inspirada no caso real do casal Tom e Eileen Lonergan, que desapareceu depois de ser abandonado na região da Grande Barreira de Coral da Austrália. Outros casos como esse já ocorreram, como esse de 2005 e esse de 2011.

Outras pessoas saem de férias e passam dias sem fazer nada. Nós temos uma história que poderemos contar pelo resto de nossas vidas.

4. A Perseguição (2011)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Quando um avião transportando trabalhadores da indústria do petróleo cai em uma remota região do Alaska, os poucos sobreviventes começam uma terrível caminhada até um ponto no qual eles possam ser resgatados. Lutando contra o frio e perseguidos por um grupo de lobos, cada homem reage de sua própria forma a situação desesperadora na qual estão.

Mais uma vez na luta
Na última boa luta que jamais conhecerei
Viver e morrer nesse dia
Viver e morrer nesse dia

5. Gravidade (2013)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Durante uma caminhada espacial, a nave dos astronautas Ryan Stone (Sandra Bullock) e Matt Kowalski (George Clooney) é atingida por detritos de um satélite recém destruído e fica severamente danificada. À deriva na órbita da Terra, os dois precisam lutar contra o tempo para encontrarem uma forma de voltar em segurança para a Terra.

Ok, certo. Do meu ponto de vista, tem dois resultados possíveis: ou eu chego lá embaixo inteira e tenho um história e tanto pra contar, ou eu morro queimada nos próximos 10 minutos. De qualquer forma, tudo certo. Pois de qualquer forma, vai ser uma viagem e tanto. Estou pronta.

6. Perdido em Marte (2015)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Durante uma missão tripulada em Marte, o botânico Mark Watney (Matt Damon) é dado como morto e deixado para trás pela tripulação de sua nave. Sozinho no planeta vermelho, ele precisa reestabelecer a comunicação com a Terra e sobreviver por meses até uma missão de resgate chegar lá. Usando todo seu conhecimento científico e o limitado material deixado pela missão, ele desenvolve formas de produzir água e oxigênio, além de conseguir cultivar alimentos no estéril planeta. Mas será suficiente?

Em algum momento, vai dar tudo errado pra você… vai dar tudo errado e você vai dizer: “é isso, esse é o meu fim.” Agora, você pode ou aceitar isso ou começar a trabalhar. É apenas isso. Você simplesmente começa. Você faz as contas. Você resolve um problema… e então você resolve o próximo… e depois o próximo. E se você resolver problemas o suficiente, você consegue voltar pra casa.

7. Rua Cloverfield 10 (2016)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Depois de um acidente de carro, uma jovem (Mary Elisabeth Winstead) acorda em um abrigo subterrâneo e é informada de que a Terra está sob ataque de uma raça alienígena. Porém, ela logo começa a desconfiar da estabilidade mental de seu salvador (John Goodman) e resolve tentar a sorte na superfície. Mas chegar lá vai ser mais difícil do que ela imagina.

Loucura é construir sua arca depois que o dilúvio chegou.

8. Águas Rasas (2016)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

As férias de uma jovem surfista (Blake Lively) em uma praia isolada se tornam um pesadelo depois que ela é atacada por um tubarão e fica isolada em um rochedo a menos de 1 Km da praia. Ferida e ainda espreitada pelo tubarão, ela precisa elaborar um ousado plano para sair dali com vida. Crítica aqui.

Pai, eu vou ter que sair desse rochedo em breve. Mas quero que você saiba que eu vou lutar. Eu vou. Como ela nos ensinou. Você estava certo. (…) Eu amo vocês. Eu os amo tanto.

Hora de ir.

9. Vida (2017)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Uma sonda não-tripulada traz para a Estação Espacial Internacional uma forma de vida descoberta no planeta Marte. Porém, o simples organismo se mostra muito mais complexo do que o esperado. Apelidado de Calvin, a criatura começa a “consumir” os astronautas um a um e se mostra terrivelmente implacável. Suspeitando que ele pode ter sido a causa da extinção das outras formas de vida que um dia existiram em Marte, os sobreviventes da tripulação focam seus esforços em evitar que a Terra tenha o mesmo destino. Crítica aqui.

É apenas sobrevivência. A simples existência da vida requer destruição. O Calvin não nos odeia. Mas ele tem que nos matar para poder sobreviver.

10. Jogo Perigoso (2017)

Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Depois que seu marido (Bruce Greenwood) tem um ataque cardíaco durante um jogo sexual, uma mulher (Carla Gugino) fica algemada na cama em uma isolada casa de campo. Dialogando com projeções de seu falecido esposo e de si própria, ela precisa ir fundo nos próprios traumas e memórias para conseguir pensar em um jeito de sair da desesperadora situação.

E você fez o que sempre faz quando as coisas se complicam: fugiu. Só ficou deitada aqui, chamando e chamando o meu nome. Deixando o precioso tempo passar como uma idiota. (…) Você é um sistema de suporte de vida e foi tirada da tomada. Ainda tem carga, mas a bateria está acabando. E se você não sair das algemas, ela vai acabar. Quando chegamos aqui?